Testar novas ideias e ter espirito empreendedor faz parte da #Juntos!

Estar atento ao mercado nos possibilitou agarrar a oportunidade de testarmos a implementação de um Tech Hub em Portugal. #AgimosComoDono abraçando esse desafio, então vem saber como tem sido encabeçar esse projeto!

Felipe Fialho
Juntos Somos Mais
Published in
4 min readJul 20, 2022

--

Mudanças sempre vão gerar caos e instabilidade, mas caos é bom

Como o universo e a própria história nos ensina, na estabilidade nada acontece, tudo segue igual… estático, inerte…

Então eventualmente gosto de adicionar pitadas de caos e imprevisibilidade na minha vida, porque em meio ao caos e certa instabilidade é possível criar um ambiente favorável para coisas legais acontecerem, inclusive ter a sorte de encontrar algo incrível quando nem estávamos procurando.

É o que chamam de Serendipity 😁

Minha vida profissional estava indo bem em meados de 2019, no que chamam de fase ascendente. Trabalhava numa grande empresa, já tinha uns 10 anos de carreira, o mercado me via como um Front-end Developer experiente, continuava codando bastante, compartilhando conhecimento, criando iniciativas open source e aprendendo um monte de coisa nova, ou seja tava fazendo tudo que sempre gostei muito. Além disso tinha acabado de me tornar “LinkedIn Top Voice”, algo que nunca imaginei.

Então a Juntos Somos Mais

Vi na Juntos uma oportunidade ímpar no mercado: poder participar ativamente do crescimento de uma empresa e contribuir com coisas além de programação. Dois anos depois isso se confirmou…

Mas porquê decidi ir para uma empresa com um nome não tão conhecido? Porque ao conversar com Danny Farias, o CTO da Juntos, tive convicção de que se tratava de uma startup com potencial de crescimento exponencial.

E então me tornei Tech Lead da Juntos Somos Mais no começo de 2020.

Vi na Juntos uma oportunidade ímpar no mercado: poder participar ativamente do crescimento de uma empresa e contribuir com coisas além de programação. Dois anos depois isso se confirmou.

A equipe de tecnologia já era composta por cerca de 30 pessoas. É impressionante olhar para trás de hoje e ver que crescemos exatamente como apostei quando vim pra cá. Expandimos quase dez vezes neste período e pude participar de todo esse processo de crescimento, uma oportunidade rara na carreira.

Minha trajetória na Juntos começou para atuar oficialmente pela primeira vez no cargo de Tech Lead, meio que fazia essa função, mas não oficialmente, então foi um desafio enorme logo de cara. Agora, mais de 2 anos depois, eu não só continuo atuando como Tech Lead, como também atuo em várias outras coisas, coordeno e desenvolvo projetos, produtos e times.

Além disso, hoje estou em Portugal para ajudar na primeira fase de implementação de um Tech Hub da Juntos Somos Mais por aqui. Foi uma grande surpresa. Me perguntaram se eu aceitava o desafio de contribuir com esse projeto e quando percebi já estava aqui.

Logo eu que nunca tinha ido pra Europa e logo eu que quando mais novo nem sonhava em pisar fora do Brasil um dia. E no fim é isso que a vida é… imprevisível, altamente impactada por eventos improváveis e cheia de possibilidades interessantes.

De repente Portugal

É incrível poder ajudar nessa missão que tem como proposta prioritária ampliar os horizontes para aumentar o recrutamento de grandes talentos de tecnologia. Nossa estratégia é bem ampla e elaborada, envolvendo retenção de talentos com a expatriação de profissionais brasileiros que tenham interesse em trabalhar na Europa e a consolidação da Juntos Somos Mais como uma employer brand tech.

Inclusive tive a chance de participar da organização de um evento tech em Lisboa. Passei uns 3 anos na organização de alguns eventos de tecnologia no Brasil, como o Meetup CSS e a Conferencia CSS mas organizar um evento tech fora do Brasil foi um desafio diferente

E essa foi também a primeira edição presencial do JS+ Tech Talks da Juntos Somos Mais

Primeiro evento tech da Juntos em Lisboa

Em quase três meses dá pra dizer que foi uma experiência extremamente positiva, tanto a nível pessoal quanto profissional e que caminhamos rumo aos nossos objetivos.

Sobre crescimento dos times e vagas

Quanto a vagas, temos muitas e para todas as posições de tecnologia, de people a data analytics, mas back-end com experiência em .NET é nosso principal foco neste momento e com a maior quantidade de vagas disponíveis.

Também estamos olhando com muita atenção para os jovens e temos nos dedicado a investir em formação. O projeto <Construdelas> é um ótimo exemplo, contratamos cinco mulheres formadas na turma mais recente. Entendemos que aqui em Portugal também há muitos jovens e profissionais em começo de carreira bem talentosos.

Valorizamos bastante soft skills. Profissionais engajados com o produto, com pontos de melhoria, com as dores não só do cliente, mas da equipe, que tenham atenção à comunicação do time, é quem queremos que façam parte dessa jornada conosco.

Você pode conferir todas nossas vagas nesse link 😁

Vamo que vamo e tmj! 💙

Me acompanhe por aí…

Youtube: @felipefialhodev
Twitter: @felipefialho_
Github:
@felipefialho
Site:
felipefialho.com

--

--