Vamos falar de home office?

Bruna Segatto
Juntos Somos Mais
Published in
4 min readApr 1, 2020

--

A chegada do COVID-19 mudou radicalmente a nossa rotina de escritório. Estávamos acostumados com o trabalho remoto uma ou duas vezes por semana, e, de repente, nos deparamos com uma situação totalmente nova: o isolamento domiciliar.

Decidi escrever esse post com o intuito de ajudar as pessoas a trabalharem melhor. Não sou especialista no assunto, mas, na última semana, li e estudei conteúdos relevantes disponibilizados por empresas e especialistas. E, como nessas horas a minha missão de “People” grita, nada melhor do que compartilhar as boas práticas.

Tomamos uma série de medidas aqui na Juntos. Estamos em home office desde o dia 16/03, e o nosso time foi orientado a agir em três pilares: prevenção, consciência e propósito. Vou explicar um pouco sobre cada um deles:

  1. PREVENÇÃO:

É o nosso mantra e se resume em três palavras: fique em casa. Todos os nossos colaboradores — corporativo, time de campo, estagiários e terceiros — estão em regime remoto. Felizmente tivemos resultados excelentes e, até a data de hoje, zero casos de COVID-19 confirmados. Realizamos uma pesquisa a cada 3 dias e monitoramos continuamente a saúde de cada um.

2. CONSCIÊNCIA:

Uma vez prevenido, é hora ter consciência de que podemos enxergar oportunidades nesta situação. Aqui na Juntos, vamos usar esse momento para melhorar a nossa eficiência e aprimorar ainda mais a experiência dos nossos clientes.

Mas nada disso pode ser realidade se, primeiramente, a gente não cuidar da nossa saúde física e emocional. Algumas dicas:

Cuide da sua imunidade, alimente-se bem e beba muita água: não sou médica, mas sabemos que, às vezes, ficamos tão frenéticos no trabalho que esquecemos de cuidar do nosso maior bem — o nosso corpo.

Faça exercícios em casa: é incrível ver tantos profissionais compartilhando sua expertise e o melhor é que podemos acessá-los facilmente (Youtube ou Instagram). Ah, e, para quem nunca pensou em meditar, eu, pessoalmente, recomendo. Pratico essa atividade há dois anos e acredito que a meditação acalma a mente, ajuda a manter o foco e a ter autocontrole. Que tal começar hoje?

Se previna(lavar as mãos, cobrir o nariz e boca, evitar aglomerações, não compartilhar objetos pessoais), mas não se esqueça que você não tem o controle de tudo.

Evite informações em excesso: veja o noticiário 1 ou 2 vezes ao dia. Isso pode reduzir o nível de ansiedade e os pensamentos negativos!

Mantenha contato com quem é importante para você: use a tecnologia. Faça reuniões com amigos e familiares. Divirta-se.

Aprimore os seus conhecimentos: diversas escolas liberaram cursos online durante esse período. Invista em você!

Estabeleça uma agenda e mantenha a rotina. Não pare! Não fique na inércia!

Tenha momentos para relaxar: leia um livro, assista um bom filme ou uma série que você quer ver há algum tempo. Descansar também é importante!

Durante o home office, você pode adotar boas práticas para produzir mais. Confira:

Acorde com antecedência. É importante sentir o dia passar. Você pode usar as suas manhãs para fazer atividades físicas, tomar um bom café, um banho revigorante e ver notícias antes de iniciar a jornada de trabalho.

Escolha um ambiente confortável para trabalhar e o utilize como o seu ponto de operação. Isso te ajudará a criar rotina.

Estabeleça um horário fixo. Tenha hora para entrar, para almoçar, para fazer pausas e para finalizar o seu dia.

Preocupe-se com os colegas de trabalho. Fique atento ao comportamento deles e esteja disponível, quando necessário. Se você for gestor, preocupe-se ainda mais com as pessoas. Compaixão e empatia são fundamentais. Que tal um acompanhamento diário ou, até mesmo, cafés e HHs por videoconferência para animar a turma?

Atenção à forma como você se comunica: utilize apenas os canais oficiais da empresa. Pense que todos estão em suas casas sendo bombardeados de informação. Evite agendar reuniões em excesso ou enviar slack “oi, tudo bem”. Vá direto ao ponto! Quanto mais foco você tiver, mais produtivo nós seremos!

Por fim, e não menos importante:

3. PROPÓSITO

Você tem um projeto pessoal e nunca teve tempo para implementar? Agora é a hora de iniciá-lo. É hora de ver o lado positivo de tudo isso e encará-lo como um crescimento!

Ah, e claro, a palavra propósito é potencializada aqui na Juntos porque trabalhamos um lugar que tem como missão fortalecer e desenvolver o varejo de material de construção, que conta com aproximadamente 140 mil lojas no Brasil, e que hoje, mais do que nunca, precisa da gente.

O momento é cuidar de si, da família e do próximo. Trabalhar duro para ajudar a economia do nosso país. Acho que hoje, mais do que nunca, a nossa marca reflete o que somos e como atuamos: Juntos Somos +. Mais unidos, mais produtivos e mais fortes.

--

--

Bruna Segatto
Juntos Somos Mais

Facing a new challenge in human resources and organizational culture.