Visão geral de toda a solução para meus projetos pessoais

Esse post é o primeiro de uma serie, para entender o porque estou fazendo basta ler Minha estrutura de projetos pessoais. Pipeline, projetos privados, badges e cloud.
A primeira coisa que eu fiz foi desenhar em um mapa mental o que eu desejava ter. Eu comecei a montar uma infra pessoal há muito tempo atrás para matar minha curiosidade de infra estrutura, como desenvolvedor é difícil você se aprofundar em infra durante o seu expediente, por isso procurei fazer em casa.
Minha primeira solução está escrita em Configurando servidor linux para hospedagem de sites e Configurando Logrotate para suas aplicações.
Depois que tive meu servidor configurado a coisa toda já tinha mudado e se o mundo usava cloud é lógico que eu queria usar também.
No trabalho eu aprendi muito, durante o último projeto nós tivemos os três principais clouds do mercado, Azure, Google e AWS. Eu votei para a gente ficar no Google, mas a empresa, por decisões estratégicas optou por AWS.
Comecei a arranhar o Google Cloud aos poucos e postei algumas experiencias GitHub, Travis, Kubernetes, Google Cloud — CI CD e Kubernetes Ingress, IP estático e HTTPs.
Nos últimos 15 dias eu resolvi migrar alguns sites que eu tenho para o Google Cloud de forma definitiva. A arquitetura atual é:

Ferramentas que eu uso
- GitHub publico ou privado (tudo funciona com os dois aqui)
- Azure Devops
- Codacy
Os motivos por eu ter escolhido essas ferramentas eu vou descrever nos próximos posts.
Sobre o custo
Atualmente eu estou rodando cinco sites e dois jobs onde cada um é um projeto Django. Somando um total de sete deploys.
Optei por um cluster K8S, uma máquina normal e uma Preemptible onde ficam os jobs que podem morrer e esperar uma nova máquina aparecer.
Existem algumas limitações na quantidade de certificados digitais que um Load Balance do Google pode ter, apenas nove, eu preciso de muito mais do que isso, só o meu site pede quatro certificados. Esse produto do Google não aceita wildcard nos certificados. Por isso eu peguei uma VM por fora somente para fazer redirects.
Tudo isso até agora está me custando menos de oito reais por dia:

Quem toma café na rua todo dia ou pede uma pizza por final de semana gasta mais do que eu estou gastando com o cloud no mês.
CICD
Todo o projeto de deploy é feito de forma automática. Roda teste, coleta cobertura, gera imagens do Docker, atualiza os deploys no K8S. Hoje não faço absolutamente nada na mão falando em atualização dos deployments.
IaC
Como o custo no Google é em sua maioria cobrado por minuto de uso, eu mantenho somente o ambiente de produção ativo. Quando eu preciso do ambiente de desenvolvimento eu uso as receitas do Deployment Manager que levantam uma infra idêntica a de produção com um comando, facilitando minha vida e fazendo eu gastar bem menos.

