Como o Jusbrasil nasceu

Um resumo da história de origem da plataforma jurídica mais acessada do mundo

Mariana Assis
Jusbrasil Tech
6 min readFeb 24, 2023

--

Antes que você pergunte: não, eu não fundei o Jusbrasil 😄
Eu trabalho há 10 anos com comunicação, sendo quase 2 deles no Jusbrasil. Trabalhar aqui tem sido uma das experiências mais fantásticas que já vivi, então resolvi investigar a fundo como tudo começou e compartilhar com vocês.

Goshme

Lá nos idos de 2005~2006, o mundo vivia o ápice dos buscadores de internet. Nessa época, nossos fundadores já sabiam que queriam empreender e cada um já arriscava projetos paralelos. Rafael Costa com exportação de pranchas de surf e Daniel Murta (ou Coxa, como o chamamos) com uma empresa de patentes.

Aconteceu do Coxa precisar checar se uma empresa, para a qual ele iria vender uma patente, havia lhe enviado um contrato padrão. Após horas pesquisando na internet e só após muitas páginas, ele se deparou com o melhor resultado: um site que disponibilizava modelos de contrato. “Por que o Google não me retornou este resultado logo na primeira página se ele é o melhor resultado?

Percebendo que ainda existia muita informação que não aparecia no Google, Yahoo e demais ferramentas, eles vislumbraram ali uma oportunidade de negócio. A ideia era criar um novo buscador geral e trazer pra superfície toda a informação que ainda existia apenas nas profundezas da internet. Para isso, eles precisavam aprender muito sobre recuperação da informação, um tema que nenhum dos dois conhecia muito bem na época. Foram aproximadamente 2 anos de estudos bem aprofundados sobre esse tema e daí nasceu o buscador de nome Goshme.

Goshme e a estética dos anos 2000

Conectando os pontos

Chegamos em 2008 e temos o seguinte cenário: uma bagagem robusta de aprendizado sobre recuperação da informação e a constatação de que fazer um buscador geral era um esforço muito grande e que exigiria muita grana. Em paralelo, foi nesse período que Rafa estava prestes a concluir a graduação em Direito. Por que não pivotar e fazer do Goshme um buscador de informação jurídica do Brasil? Afinal de contas, as informações jurídicas estavam perdidas em sites de vários tribunais e o conhecimento necessário para criar um buscador para coletar essas informações já não era mais um desafio tão distante assim. Nascia então o Jusbrasil.

Primeira marca do Jusbrasil em 2008

Jornada de aprendizado

Foram 5 anos construindo o Jusbrasil no modo bootstrapping, com recursos próprios (por vezes escassos 😌), da família e de amigos. No começo, lá em 2008, a equipe tinha menos de 10 pessoas trabalhando aos trancos e barrancos numa sala emprestada por um professor em uma universidade em Salvador/BA. Sim, para quem não sabe, o Jusbrasil é baiano!

Fundadores reunidos na sala da universidade

Ainda não tínhamos ideia para onde estávamos indo. No início, todo o dinheiro gerado pelo Jusbrasil vinha de receita com publicidade no site e era usado para reinvestir na própria plataforma, sempre em tecnologia e densidade de talentos. Foi em 12 de junho de 2008 que chegamos ao marco de 500 usuários no site, 3 meses depois de colocar o Jusbrasil no ar. Uma baita conquista!

Mas quem são essas pessoas?

O Jusbrasil foi crescendo e batendo recorde de pessoas usuárias. Saímos dos 500 para para 1 milhão, 2 milhões, 3, 4, 5, 6, 7 milhões. E aí acendeu o alerta: Esse número é muito maior do que a quantidade de pessoas que trabalham com Direito, sejam pessoas advogadas, servidores públicos, profissionais do mundo jurídico etc.

Foi nesse momento que percebemos que a nossa expectativa inicial em ser uma ferramenta para quem trabalha diretamente com Direito tinha sido atropelada com sucesso. Era uma prova de que as pessoas leigas estavam em busca de informação jurídica de alta relevância. E aí por 2009~2010, aproveitando esse movimento e pensando em entregar mais valor, criamos a área de Comunidade.

Isso trouxe um impacto enorme pro nosso tráfego, mas receita que é bom… Ainda na luta! Foi quando em 2013, graças ao tamanho que o Jusbrasil tinha alcançado, fomos procurados pela Monashees e recebemos o 1º investimento atrelado a uma missão: encontrar o nosso modelo de negócio.

Procura-se: modelo de negócio

Entre idas, vindas e vários testes, notamos que muitas das pessoas que acessavam conteúdo no Jusbrasil o faziam em busca de contato com pessoas autoras da comunidade para resolver seus problemas jurídicos. Então criamos o diretório de pessoas advogadas para possibilitar essa ponte. Daqui surgiu uma fonte de receita relevante e o caminho para entender de que forma poderíamos monetizar a partir do nosso produto foi ficando mais claro.

Esse foi também o momento em que amadurecemos o propósito por trás da empresa e começamos a desenhar o que seria nossa missão e, também, nossa nova marca.

Nessa época, mais de 90 milhões de pessoas brasileiras passavam por nossas páginas. De um lado, eram 700 mil pessoas advogadas usando o Jusbrasil para se atualizar, divulgar conhecimento e trabalhar em seus processos; do outro, milhões de pessoas brasileiras precisando entender melhor os seus direitos, seja via a informação que encontram, seja via a ajuda direta de uma pessoa advogada. Daí caiu a ficha do que realmente acontece dentro do site: O Jusbrasil passava a conectar pessoas advogadas e pessoas leigas através da informação jurídica. E assim nasce nosso produto de Marketplace em 2014.

Marca atual do Jusbrasil, lançada em 2016

O Marketplace foi nosso primeiro modelo de negócio e por muito tempo nossa principal forma de monetização. Conforme fomos crescendo, testamos novos produtos envolvendo alerta de processos, preenchimento de contratos automatizado (extinto em 2019), pesquisa jurídica. Nessa época tínhamos uma tese diferente como empresa: dominar tudo que fosse o arcabouço da pessoa advogada. Hoje além de serviços B2C como pesquisa jurídica básica a avançada, marketplace e consulta de processos, oferecemos soluções personalizadas para clientes B2B.

Para onde estamos indo

Nos últimos anos o Jusbrasil passou por grandes transformações. Recebemos novos investimentos, triplicamos o tamanho da equipe, adquirimos outras empresas, batemos recordes históricos de assinaturas e faturamento. Nessa jornada, entendemos que fazia sentido dar um passo além de conectar pessoas à justiça e encontrar um propósito que fizesse jus (🥁) à nossa natureza: somos ambiciosos, somos audaciosos e existimos para tornar o mundo um lugar melhor.

Nossa visão de futuro é uma só: Queremos ser indiscutivelmente reconhecidos pela sociedade como a Fonte Única da Verdade para informação jurídica, a ponto de ninguém pensar em compreender o pensamento jurídico ou extrair inteligência da informação jurídica sem recorrer a nós; a ponto de informações jurídicas não encontradas no Jusbrasil serem consideradas inexistentes.

Daqui pra frente ainda vem muita história pra ser contada. 🚀

Pra conhecer mais sobre o Jusbrasil e o que fazemos por aqui, acesse esta página.
E se você, assim como eu, gosta de conhecer mais sobre marcas,
aqui a gente detalha a evolução da marca do Jusbrasil ao longo dos anos.

--

--