Jusbrasil Tech Day 2016 — Resumão

Osvaldo Matos Júnior - Tupy
Jusbrasil Tech
Published in
4 min readOct 26, 2016

Quem já participou de eventos de tecnologia sabe como é: um monte de nerd assistindo um cara digitando um monte de coisa numa telinha preta e aquelas letrinhas subindo e descendo sem parar. #sqn

Aqui foi beeem diferente, algo no estilo Jusbrasil, e faltou contar pra quem não veio como foi nosso primeiro evento de tecnologia.

Fatos e Fotos

Como bons baianos, marcamos para começar às 10h00, não porque somos preguiçosos (rs) e sim porque somos festeiros! O evento começou no dia anterior, no agora reformado Mercado do Peixe no Largo da Mariquita, um reencontro de amigos com muita resenha e direito à vista noturna pra Baía de Todos os Santos. Aí de manhã ceeedo teve aquele café da manhã reforçado com todos convidados, já batendo um papo com os palestrantes.

Pré-evento e café da manhã no Jus

Agora que a fome não era mais problema, começamos as apresentações com Roberto Pinho, que falou sobre as políticas de incentivo à tecnologia e inovação do Governo da Bahia; Prof. João Batista traçou um paralelo entre academia e indústria, porque falam línguas tão diferentes; Luiz Candreva fez um talk show sobre movimento empreendedor e startup; e a única palestra técnica da manhã, Tarsis Azevedo mostrou ferramentas e técnicas para melhorar a performance de aplicações web.

Um momento bem legal do evento aconteceu antes da volta do almoço, atrasamos esperando nossa deliciosa muqueca de polvo. Enquanto isso rolou um Fishbowl insano (thanks Marcelio Leal) com os participantes. Temas importantes foram debatidos como educação, políticas sociais e do governo, cultura, relações comerciais e estratégias de negócio. Infelizmente tivemos que interromper dar continuidade à programação.

Fishbowl (enquanto comíamos a muqueca de polvo)

Retomamos com a palestra de Rafael Miranda, que mostrou a forma de trabalho colaborativa e distribuída na HE:Labs; Henrique Bastos continuou um dos temas do fishbowl falando sobre o custo de desenvolvimento de uma nova feature em um produto. Daí foram apenas palestras bem mais técnicas, com Otávio falando sobre o funcionamento da Máquina Virtual Java (JVM), Gomex sobre Docker no pipeline de desenvolvimento e deploy e Andrews Medina aprofundou no uso do tsuru, plataforma que gerencia a execução de aplicações em containers (docker). Infelizmente, por conta do tempo, tivemos que cortar as palestras de Rodrigo Ribeiro e Robson Peixoto, as pratas da casa.

Gravamos Tudo!

Para quem não pôde participar, ficou curioso, ou gostaria de rever como foi o evento, gravamos tudo e disponibilizamos no Youtube!

Nos vemos em 2017

Como na Bahia tudo é festa, não podia faltar o clássico Happy Hour do Jusbrasil. Teve acarajé, abará, cerveja gelada e banda no encerramento do Jusbrasil Tech Day. Fica agora o gostinho de quero mais. Chega logo 2017, que estamos ansiosos pra mostrar para o Brasil o que fazem esses novos baianos.

Happy Hour Jusbrasil

--

--