Resolvendo problemas com Design Thinking

Como a criatividade e metodologias de Design auxiliam na resolução de problemas complexos

Vanessa Pedra
Aug 13 · 3 min read

A abordagem criativa ajuda a resolver questões de maneira mais assertiva, permitindo que se encare situações, em diversos ângulos, através da integração entre equipes multidisciplinares, onde é encorajado a liberdade e a linha de raciocínio não-linear, o que chamamos popularmente de “pensar fora da caixa”.

A tendência natural da maioria das empresas é restringir as soluções dos problemas, e as escolhas, a favor do óbvio e incremental. Embora essa tendência possa ser mais eficiente no curto prazo, ideias realmente inovadoras são deixadas de lado a longo prazo tornando a organização mais conservadora, inflexível e vulnerável aos concorrentes.

O Design Thinking chega com o objetivo de buscar a solução de problemas de forma criativa, inovadora e colaborativa onde pessoas são colocadas no centro do desenvolvimento do produto, não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia, entendendo melhor as necessidades dos clientes: a fonte mais segura de lucratividade e crescimento sustentável a longo prazo de qualquer projeto (afinal a tecnologia sozinha não resulta em melhor experiência).

“Design thinking usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”,

Tim Brown

Todo ser humano possui a capacidade de ser intuitivo, reconhecer padrões e desenvolver ideias que tenham um significado emocional além do funcional. Essas capacidades são explorada em dinâmicas de cocriação onde cada profissional se aprofunda cada vez mais acerca dos problemas elencados, permitindo obter soluções mais sofisticadas, e que são compartilhadas com todo o grupo.

O Design Thinking possui começo, meio e fim, restrições essas que mantém todos os envolvidos com os pés no chão, sempre perguntando o “porquê” para formular um problema, redefinir as restrições e abrir a mente para uma resposta mais inovadora, não se contentando com a primeira boa ideia que aparecer, lembrando que sempre existirá mais ideias promissoras a se explorar.

“Para ter uma boa ideia, você antes precisa ter muitas ideias”

Linus Pauling

Mais que uma equipe multidisciplinar, onde cada pessoa defende a própria especialidade técnica e o projeto se transforma em uma prolongada negociação entre os membros da equipe, provavelmente resultando em concessões a contragosto, nosso método de ideação, baseado em Design Thinking, instiga a criação de uma equipe interdisciplinar, onde todos os participantes se sentem donos das ideias e assumem a responsabilidade por elas, criando um ambiente social e criativo onde as pessoas se sintam à vontade para experimentar, assumir riscos e explorar todas as suas aptidões.

O Design Thinking não é mais a uma ferramenta específica para produtos digitais. O processo também gera soluções de serviços, novos modelos de governança, prevê novos modelos de negócios e cria estratégias inovadoras.

O design thinking representa o próximo passo, que é colocar essas ferramentas nas mãos de pessoas que talvez nunca tenham pensado em si mesmas como designers e aplicá-las a uma variedade muito mais ampla de problemas”

Tim Brown

O Design Thinking é exploratório, onde as soluções são desenvolvidas, prototipadas e testadas usando experimentos interativos para obter feedback rápido.

O método do duplo diamante, desenvolvido pelo Conselho de Design, é amplamente reconhecido por ajudar a descobrir problemas usando uma abordagem colaborativa e divergente, para em seguida, voltar a se envolver em pensamento convergente e iterativo para chegar a uma solução.


Esse post faz parte de uma série de artigos sobre o processo de Discovery de um produto ou serviço baseado na metodologia desenvolvida pelo time de Design da Just

  1. Resolvendo problemas com Design Thinking
  2. A importância de UX para o Negócio
  3. Sobreviva: entenda seu usuário
  4. Pesquisa em UX e suas aplicações
  5. Solucionando problemas de forma criativa
  6. Workshops: cocriando de forma ágil e eficiente

Uxygen

Time de Design da JUST

Vanessa Pedra

Written by

Over 15 years co-creating and providing better experiences in services and digital products. https://about.me/vanessapedra

Uxygen

Uxygen

Time de Design da JUST

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade