Just Colômbia: Cartagena e Islas del Rosário

Realismo mágico com sal e limão

Raquel Cordeiro
Jan 9 · 6 min read

A cidade de Cartagena é um dos lugares mais charmosos da Colômbia. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade amuralhada com suas casas coloridas e chão de paralelepípedos convida o turista a se perder. É possível perceber a diferença social da época colonial a partir do tamanho das casas e do número de andares.

O bairro de Getsemaní, fora da muralha, é uma opção para hospedagem econômica. Região onde viviam os escravos e com casas típicas cartageneras, hoje oferece bares, restaurantes e pousadas. A dez minutos de caminhada do centro histórico, é possível interagir com moradores sem o desagradável assédio aos turistas.

Nos hospedamos num Airbnb supercharmoso, com um café da manhã saboroso. Fora dos muros é possível encontrar movimento e bares descolados sem todo aquele tumulto e barulho.

Em outra visita a Cartagena, na viagem de cruzeiro pelo Caribe, nos hospedamos em um resort fora da cidade, mas não recomendamos pois não tem o charme da região.

Por toda a cidade encontramos as famosas vendedoras de frutas, ingredientes muito presentes na culinária colombiana. Uma exótica combinação apreciada por nós foi manga verde com sal e limão. É um aperitivo refrescante que estimula a caminhada pela cidade, que pode ter dias muito quentes.

Uma opção ao passeio a pé, dependendo do calor e da disposição, é subir numa das charretes e percorrer as simpáticas ruazinhas sem esforço. Os condutores são personagens à parte: contam inúmeras histórias sobre a cidade envolvendo piratas e bruxas. Em uma região historicamente tão rica, vale a pena conversar com os guias locais para perceber a cidade de outra forma.Mas o grande lance é ir parando e entrando nas charmosas lojas e nas dezenas de restaurantes, a maioria com uma comida espetacular. E, o que é ainda melhor, barata.

Salada, queijo, abacaxi, guacamole, batata, pernil e molho rosé, do restaurante Oh! La La

Para almoçar, uma boa escolha é o restaurante El Santísimo, com pratos saborosos da culinária local. Instalado em uma casa típica colonial, pintada de azul, branco e com portas roxas, tem na sua decoração uma atração à parte. Para quem prefere a gastronomia internacional, outro restaurante que junta boa comida e decoração agradável é o Oh! La La, de culinária francesa. Aqui se pode encontrar a famosa limonada de coco, uma refrescante bebida que mistura creme de coco e limão extremamente gelados.

Casa do Gabriel García Márquez

Um dos mais famosos cidadãos de Cartagena, o ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, escolheu a cidade para ambientar muitas de suas histórias. Ele tinha uma casa com muros altos, de frente para o mar, onde costumava ficar com sua família. É possível fazer um tour percorrendo a cidade amuralhada ouvindo histórias inspiradas no realismo mágico do escritor.

Uma visita imperdível é o Castelo de San Felipe de Barajas, que, um pouco mais afastado do centro, propicia uma vista do alto da cidade. Antiga fortaleza militar, o Castelo foi construído para proteger a região contra invasores e piratas. A entrada custa 16 mil pesos (R$ 2), e estudantes pagam meia.

Castelo de San Felipe de Barajas

Para fechar o dia, assista ao pôr do sol de lá. O sol se põe no mar e o visitante tem uma vista privilegiada das muralhas que cercam o centro histórico. Os vãos dos canhões são os pontos mais disputados por casais de namorados para apreciar a vista; é preciso ter sorte para conseguir uma vaga.

Para os mais animados há ainda os passeios pelo Chiva Bus, ônibus típicos colombianos, nos quais são servidos rum, Coca-cola e gelo (a famosa Cuba Libre), ao som de rumba, enquanto se percorre as ruas da cidade.

Os músicos ficam no fundo do ônibus, praticamente obrigando os turistas a dançar e cantar, e são chamados de aburridos por passageiros dos outros veículos quando eles se cruzam.

Um dos passeios que fizemos foi até Islas del Rosario: um típico programa de barco para turistas, sem grande atrativos. Recomendamos somente se você tiver tempo livre e dinheiro sobrando. Outra opção é dormir na Playa Blanca, um passeio que não fizemos, mas que nos foi recomendado.


Onde ficar:

(Clicando nos links você faz a sua reserva e ainda contribui com o Just Journeys)

Airbnb Romantic Guesthouse

Resort Conrad Cartagena by Hilton

Outras hospedagens em Cartagena

JustJourneys

Experiências de um casal brasileiro viajando pelo mundo

Raquel Cordeiro

Written by

UX Designer & Researcher

JustJourneys

Experiências de um casal brasileiro viajando pelo mundo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade