Just Croatia: Zadar

Daniel Levi
Jun 3, 2019 · 5 min read

Saindo de Hvar, pegamos um barco para Split e um ônibus até Zadar. A rodoviária fica na frente do porto, e não tínhamos comprado passagens com medo de o barco atrasar e não dar tempo de fazer a “conexão”. A rodoviária estava lotada, com uma fila enorme. Um ônibus pra Zadar estava parado, prestes a sair. Não daria tempo de entrar na fila, então abordamos o motorista, que para nossa alegria disse que podíamos comprar a passagem dentro do ônibus. Sem informação, muitos turistas desavisados ficam esperando numa fila enorme, então fica a dica.

Entramos e nos acomodamos confortavelmente num ônibus refrigerado, sem precisar esperar. No caminho fomos percebendo que a temperatura subia. Nossa estadia era um bonito apartamento no coração do centro histórico, em cima de um restaurante e de frente para uma agência de turismo.

Caminhamos bastante por Zadar, cuja agradável temperatura de 25 graus permitia bermuda e camiseta. Cidade histórica bem turística, carros não são permitidos na área central, facilitando a caminhada. As construções antigas se misturam a lojas e restaurantes.

Andamos até o Gedenktafel Park, área verde localizada ao lado de Land Gate, um dos portões que separa a cidade histórica da moderna. O parque é bom para correr, e ainda é possível subir no muro e apreciar a cidade lá de cima. No centro histórico almoçamos um gnocchi de trufas no Konoba Skoblar com uma cerveja Tomislav.

A região do porto é a mais procurada para o pôr do sol, e onde a chegada dos cruzeiros também vira uma atração. O órgão do mar, cujas notas soam com a maré, funciona através de tubos submersos instalados nas escadarias, que tocam música de acordo com o movimento das ondas.

Ao lado fica a instalação “Saudação ao Sol”, conjunto de placas iluminadas com energia solar, inesquecível ao anoitecer. Mas se prepare para enfrentar uma pequena multidão: fomos no fim de setembro, fora da alta temporada, e ainda assim o espaço livre era reduzido.

Na volta pra casa, compramos o passeio para o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, nas montanhas. Para chegar lá, viajamos numa van friorenta por muitas horas. Não sabíamos que faria tanto frio e quase congelamos aos 7 graus de temperatura. Como a área de Plitvice é muito extensa, vale a pena fazer parte do passeio de ônibus e ferry.

São 6 horas para percorrer o parque. É tempo suficiente, mas não tanto tempo assim. Dá pra fazer tudo com calma, inclusive almoçar, sem correr. Desfrute do ar puro, das cachoeiras, da água azul e cristalina, dos patos e peixes coloridos.

Quase deu para esquecer o frio, tamanha a beleza do lugar. Mas seguimos congelando por 6 horas. Por isso, foi um alívio quando, no fim do passeio, comemos um tira-gosto protegido pelas paredes da lanchonete e entramos na van. Foi lindo quando o aquecimento começou a funcionar.

No Parque Nacional de Krka — perto de Zadar — é permitido nadar, mas estava tão frio que não valia a pena ir até lá.

Uma curiosidade foi a grande presença de brasileiros, não só na Croácia como no passeio: nossa van tinha 5 brasileiros entre 8 pessoas.

Voltamos pro Airbnb com duas palavras na cabeça: banho quente. No dia seguinte, nossa última parada na Croácia antes de voltar ao Brasil: Zagreb.

Apartamento no Airbnb
(Quer R$179 de bônus? Se ainda não se cadastrou, clique aqui e garanta desconto para você e para nós)

Endereço: Varoška ulica 2 Apt, Zadar, Zadarska županija 23000, Croácia

More From Medium

Also tagged Europe

Also tagged Croatia

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade