Dia 2 [missão instalar Linux]: Tentando instalar o Linux

Mi
Just Trying to develop
4 min readJun 11, 2017

Muito bem…

Depois de uma BIG frustração ontem, resolvi tentar esquecer da merda que eu fiz e seguir a minha vida. Botei o CentOS pra baixar no HD.

Quando terminou eu me liguei: “Tem que ser num pendrive!”

Fui mover é PĖĖĖĖ: erro por causa do tamanho.

“Ok, vou baixar no pendrive”, pensei.

E depois de 5 downloads (Ou mais, sei la) acusando “falta de espaço” (sabe-se Deus por quê, pois haviam 10 GB livres). Resolvi pesquisar no são Google (hihi). Achei um passo a passo sobre Como instalar uma distribuição Linux a partir de um pendrive bem bacanudo!

[caption id=”attachment_23" align=”alignnone” width=”4128"]

O site que me salvou huehue[/caption]

Então pensei: “vamos testar!” Mesmo não estando na lista de distribuições compatíveis, meti o CentOS e fui ver qual era.

Parte boa: funcionou!

[caption id=”attachment_24" align=”alignnone” width=”4128"]

a carinha do CentOS na instalação[/caption]

Parte ruim: o sistema (na verdade a própria BIOS) não reconhece o particionamento de HD feito no Windows…

[caption id=”attachment_25" align=”alignnone” width=”4128"]

Ele não reconheceu o particionamento que fiz :([/caption]

Resolvi fazer um teste com o um compatível. Escolhi o Debian porque foi primeiro que tinha mirror pra baixar:

[caption id=”attachment_26" align=”alignnone” width=”3096"]

A carinha do Linux Live USB creator :D[/caption]

Enquanto isso botei um HD externo para transferir os arquivos para o computador, para usá-lo caso o Debian não funcionasse…

A iso do Debian tava com pau, então tentei a Linux Mint 18.1 MATE

Enquanto baixava, botei também o Ubuntu 16.04.2 para baixar e fui ler sobre as distros… Achei dois posts legais:

No fim achei até melhor não ter baixado o Debian hihi

A instalação do Linux Mint foi bem mais simples do que eu esperava! Ele já dá a opção de instalar “ao lado” do Windows 8.1 (ele faz o particionamento, conforme telinha abaixo) e depois é meio “next, next, finish”. Ele reconheceu meu Wifi e minha placa de áudio (câmera não testei), que é um receio grande que eu tinha.

[caption id=”attachment_33" align=”alignnone” width=”1564"]

Instalação do Linux Mint ‘ao lado’ do Windows foi bem tranquila :)[/caption]

A carinha dele realmente me lembra o Ubuntu (mas minhas leituras de hoje, alguns posts falavam quem ele é meio que uma junção do Debian com o Ubuntu, só que melhorado.

Na ansiedade de reiniciar a máquina e sair usando o trem, tirei o pendrive antes de desligar, então perdi tooooooda instalação que havia feito (ou seja, tive que instalar 2 vezes hihi). O particionamento do HD foi mantido, mas a partição não estava sendo reconhecida pelo Windows, então tiver que deslocar os espaços, estender de novo a partição do Windows e refazer toda a parte chata da instalação.

Fiquei com receio também de não ter a opção de escolher o SO na inicialização do computador. Eu ia pesquisar no que fazer caso isso acontecesse mas nao aconteceu (e me distrai com o cubo do demônio hihi)

[caption id=”attachment_37" align=”alignnone” width=”1941"]

20170611_0302221.jpg

Este é o cubo do demônio rsrs[/caption]

Enfim, o bichão funcionou (e já entramos no dia 03 dessa aventura hihi)

[caption id=”attachment_38" align=”alignnone” width=”4128"]

Tela inicial[/caption]

Agora sim podemos começar a configurar o Python para brincar hihi

Pontos positivos de hoje:

  1. Consegui resolver todos os problemas de forma relativamente simples — com a ajuda do são Google (porém não tão rápida: da próxima vez preciso fuçar na internet antes de ir tentando na raça)
  2. Não foi tão difícil quanto eu achei que seria
  3. Aprendi um pouquinho sobre as distros (mas beeeem pouquinho)

Lições aprendidas:

  1. Pergunte primeiro para o Google!
  2. Faça as coisas com calma!!

O Python fica para o próximo post

Arrivederci,

Mi

--

--

Mi
Just Trying to develop

Big data enthusiastic, studying new technologies by myself. Passionate about Italy, languages, concerts, games, sitcoms, movies, coffee, cartoons, karaoke, etc.