Dia 3 — parte 2 [missão entendendo um BOT na prática]: Enfim, chegamos ao Python!

Mi
Just Trying to develop
3 min readJun 12, 2017

Eae?!

Não sei em que condições estou escrevendo este post porque ontem fiquei tão feliz que consegui instalar o Mint e o Python e seus “utilitários” (não sei qual seria o nome correto rs) que fui dormir suuuuper tarde.

“Mas Mel, porque você se meteu a instalar essas coisas se você nem sabe desenvolver em Python?”

O início…

Enfim… Toda essa empreitada (e a ideia do blog inclusive) começou por causa do Python e de um BOT. Isso mesmo, por causa de um fucking robô.

Semana retrasada eu fui ao APIX, e uma das palestras foi sobre bots… Aí tive uma ideia de um botzinho para criar, mas eu nunca programei para “baixa plataforma”, então nem sabia o que fazer.
Comecei me inscrevendo no developers of facebook, criando a página do bot, o token, e caguei tudo na hora de configurar o webhook (entraremos nos detalhes se as parte quando for a hora certa — no caso eu comecei tudo errado hahahahah). Aí depois de me ferrar muito, e passar muita raiva com a minha lerdeza, cheguei á conclusão que precisava parar e começar do zero.

Achei dois “tutoriais” (tipo diário de bordo) de pessoas que criaram bots.

  1. Como criar um chatbot para o Facebook Messenger (Passo a passo para começar um chatbot em Python)
  2. Criando um chatbot no Facebook Messenger do zero com Node.js — parte 1
  3. Criando um chatbot no Facebook Messenger do zero com Node.js — Parte 2

(ok, os dois últimos não são Python hihi)

Pensei: “legal, vou seguir o ‘1’ do zero, sem desviar nada”

Primeiro passo: instalar Python e os “primos”. Mas eu estava sem VM linux.

Baixei a VM (do CentOS). Mas a bicha era uma CARROÇA! Sério, não dava pra suportar. Fora que as instalações do Python iam de mal a pior.

Então tive a brilhante ideia de resetar a máquina e fazer o que fiz nos últimos 3 dias.

Enfim, Python

Cara, foi tão fácil instalar as coisas até agora que tá dando até medo de dar tudo errado hahahahahhaah (claro, teve uns probleminhas mas foi fácil de achar solução). Na verdade, até as 4:15 eu já tinha conseguido instalar tudo que precisava pra seguir o passo a passo do Marcus Beckenkamp (que está neste link aqui). Daí fui dormir né!

obs:. O diário de desenvolvimento desse projeto (no Beck Blog) está aqui.

[caption id=”attachment_45" align=”alignnone” width=”4128"]

10 minutos para fazer a configuração… que orgulho hhahahahah :D[/caption]

(Eu até salvei o que ficou no terminal porque né… depois de apanhar tanto… tinha que emoldurar saporra hihihi)

Observação sobre hoje: Acordei e descobri que meu dual boot não está funcionando como deveria (leia aqui), e inclusive enquanto escrevia este post, achei aqui uma possível solução. Testei e mas PÉÉÉÉ, não funcionou.

Amanhã se der tempo começo a colocar a mão na massa.

Não sei o que dizer sobre o dia de hoje… não foi muito produtivo :(

Arrivederci!

Mi

--

--

Mi
Just Trying to develop

Big data enthusiastic, studying new technologies by myself. Passionate about Italy, languages, concerts, games, sitcoms, movies, coffee, cartoons, karaoke, etc.