Marcella Azevedo
JuX — Grupo de Pesquisa
2 min readAug 24, 2020

--

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/pessoas'>Pessoas foto criado por pressfoto — br.freepik.com</a>

Pílula #3 — Hábitos de leitura entre adolescentes

Para nos ajudar a entender como os jovens se relacionam com seus livros e autores preferidos, realizamos uma pesquisa exploratória, com 126 jovens leitores, todos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. (…) A abordagem foi feita por meio da aplicação de questionários e o universo pesquisado consistiu em jovens com idade entre 13 e 18 anos, sendo 76% do sexo feminino e 24% do masculino. Todos se declararam leitores de livros impressos e afirmaram terem lido no mínimo três livros nos doze meses anteriores à pesquisa.

(…)

Quando perguntados sobre o tipo de livro que costumam ler, em questão com resposta múltipla, os jovens apontaram duas alternativas principais: romance, com 72%, e literatura fantástica, com 48%.

(…)

Ao serem perguntados sobre como têm acesso aos livros, as respostas foram: 59,2% compram com os pais; 52,8% ganham de presente; 49,6% pegam emprestado com os amigos; 40% compram com sua mesada; e 23,20% afirmaram que pegam emprestado em bibliotecas. Podemos aqui fazer uma observação: as três respostas mais citadas apontam para uma socialização da atividade da leitura, no sentido de que, ainda que ela seja realizada de maneira individual, perpassa relações com outros sujeitos do ciclo social.

(…)

Diante da pergunta “Onde você guarda seus livros”, as respostas foram: 83,2% na estante; 27,2% no armário; 26,4% na mochila; 21,6% em cima da mesa; e 15,2% na gaveta. Com relação à leitura em si, quando perguntados sobre como se dá essa leitura, 52% afirmaram ler todo dia um pouco; 25,6% disseram ler quando têm vontade; 16,8% indicaram que leem de uma vez só; e 3,2% contam que leem quando não têm nada para fazer. Diante da pergunta sobre se levam consigo os livros para algum lugar, 87,2% respondeu que sim. Desses, 76,15% levam os livros à escola; 59,63% em viagens; 47,71% no transporte (ônibus metrô, carro); 18,35% citaram outras opções; e ainda 3,67% afirmaram levar seus livros para a academia. O fato de mais da metade (52%) dos entrevistados afirmar que lê um pouco todo dia e de 87,2% dizerem que carregam os livros consigo aos mais diversos lugares, indica a relação com o livro como parte integrante de um hábito cotidiano. O livro e a leitura fazem parte da vida deles, estão de certa forma bastante presentes, o que ajuda a explicar o vínculo afetivo que é então construído.

(…)

A pesquisa foi realizada em novembro de 2014.

--

--