O QUE O DESIGN E A USABILIDADE PODEM FAZER POR SUA MARCA?

A resposta é simples: Muito.

Mas como todo designer, publicitário ou criativo sabe, algo simples não é sinônimo de algo fácil (e muitas vezes nem chega perto de ser).

“Não somos nós que criamos as experiências de um usuário. Criamos o produto que geram essas experiências.” Segundo o especialista Edu Agni, entender esse conceito faz toda a diferença. Ele explica o fato de que, como a experiência é subjetiva, ela não pode ser concebida exatamente da mesma maneira que um produto físico. No entanto, isso não significa que não podemos projetar a maneira como as pessoas vão experimentar o nosso produto ou serviço. Se projetamos algo consistente, então as boas experiências serão uma ocorrência comum.

Buscando registrar os processos e estratégias utilizadas para o digital, montei uma espécie de “case resumido” que relata como foi o projeto de web para uma empresa fabricante de aditivos naturais para nutrição animal e quais forão os resultados obtidos a partir dessa mudança.

A Safeeds Aditivos para Nutrição Animal atua no mercado de aditivos não medicamentosos e alimentos funcionais para nutrição animal desde 2004.

Iniciamos no começo de 2016 uma fase de modernização de seu website, algo que caminhava junto ao objetivo de expansão da empresa, buscando atrair clientes não só no Brasil, mas em todos os países da América. Abaixo, uma amostra de como era o site da empresa antes das alterações.

Projeto de layout do site antigo.

Alterações na forma de categorizar os produtos e matérias do blog, adaptação para os três principais idiomas e espaço para divulgação de estudos, fornecedores e eventos, as mudanças no design buscaram deixar o site atrativo, fácil de navegar e com a sólida imagem transmitida em outras plataformas online e offline.

Projeto de layout do site novo.

Resultado? Maior número de usuários, aumento nas sessões de página e suas respectivas durações e queda na taxa de rejeição (porcentagem que avalia se o usuário visualiza apenas uma página, sem interagir com outras). Ou seja, a formulação de um site novo, responsivo e com design atrativo melhorou todos os índices do Google Analytics e trouxe a Safeeds maior visibilidade e destaque.

Para comprovar as maravilhas descritas acima, printei direto do Google Analytics um comparativo que apresenta o tráfego do site em janeiro/2016 (modelo antigo) e julho/2016 (modelo novo), respectivamente. Vale ressaltar que, a campanha de re-lançamento do site foi realizada em maio e junho de 2016 e como estamos em uma luta justa, não considerei os resultados obtidos nesses meses (que foram ainda maiores, eba!).

Visão geral do Google Analytics — Janeiro 2016
Visão geral do Google Analytics — Julho 2016

E o que eu quero com tudo isso?

Simples (de novo): Mostrar que não estamos falando em grandes investimentos, campanhas ou algo aparentemente impossível de ser aplicado em qualquer empresa, seja lá o ramo e/ou tamanho que for.

A estratégia principal baseia-se em oferecer boas experiências. Entender o comportamento do público levando em conta suas expectativas e necessidades, gerando um produto simples, objetivo e com todas informações organizadas de forma fácil e eloquente. Isso é apenas a ponta do iceberg do design, mudando a vida de marcas e pessoas.

Quer saber mais sobre UX e de como aplicá-lo em seu negócio? Esse site contém algumas infos bacanas para entender mais do assunto. Ah, e acesse www.kadabra10.com para ver outros trabalhos em nosso portfólio.