Sobre

Kaiqui Macaulay
KAIQUI MACAULAY
Published in
2 min readApr 25, 2020

--

🇺🇸 English version

🇪🇸 Versión en español

Meu nome é Kaiqui Macaulay. Tenho 27 anos, sou brasileiro e moro em Seul. Sou jornalista (FIAM-FAAM, 2017) e mestre em História da Arte e Cultura Visual (Universitat de València, 2019).

Fui estagiário numa agência de comunicação em São Paulo entre 2015 e 2017. Desde 2020 colaboro com a versão em espanhol da publicação inglesa GAY TIMES, onde tive a oportunidade de entrevistar a atriz espanhola Daniela Santiago e alguns jovens estilistas espanhóis que estão desafiando os padrões de gênero através de suas criações.

Ao longo da minha carreira acadêmica tenho pesquisado sobre temas relacionados às intersecções da comunidade LGBTQIA+ na sociedade, mais precisamente no âmbito cultural, assim como também a ascensão dos estudos da teoria queer e seu papel na consolidação das identidades não-normativas.

Screenshot da página Oil & Silk no Instagram

Atualmente administro uma conta própria no instagram, Oil and Silk, que dedico a fazer pequenas análises das diferentes relações que se possam estabelecer entre os mundos da arte e da moda. A moda é um dos meus principais interesses pessoais. Desde muito cedo tenho acompanhado diferentes veículos da mídia especializada. Através destes canais me informo sobre questões variadas, desde às últimas tendências apresentadas nas semanas de moda ao redor do globo, até notícias relacionadas ao mercado da moda e do luxo, assim como pautas relacionadas a este universo, como a sustentabilidade e em ocasiões a própria História da moda.

Como resultado da minha trajetória acadêmica destaco meu trabalho final de curso (TCC), uma revista de cultura e lifestyle intitulada Queer Magazine (link para a publicação na íntegra).

Ademais, desenvolvi ao longo da pós-graduação uma tese intitulada "Representação de Corpos Dissidentes na Arte Contemporânea Brasileira", na qual faço uma análise da presença de expressões artísticas que são classificadas como queer, dissidente ou não-normativa dentro do cenário artístico contemporâneo brasileiro.

Queer Magazine, dezembro de 2017 (TCC); Representação de Corpos Disidentes na Arte Contemporânea Brasileira, setembro de 2019 (TFM).

Em 2019, fui aceito para integrar o VI Congresso Internacional de Cultura Visual, com uma proposta intitulada "La Iconografía Cristiana en la Cultura Visual LGTBI: San Sebastián y Jesucristo Crucificado", onde analiso dois casos emblemáticos de apropriação de iconografia cristã pela comunidade LGBT (devido a pandemia, o congresso foi cancelado e pospus minha participação para a edição de 2021).

LinkedIn: www.linkedin.com/in/kaiquimacaulay/?locale=pt_BR

--

--

Kaiqui Macaulay
KAIQUI MACAULAY

Journalist, master's degree in History of Art and Visual Culture (Universitat de València). Areas of interest: Contemporary Art | Queer | LGBTQIA+ | Fashion