Como fazer um orçamento familiar?

Esperança Eduardo
Kamba Blog
Published in
4 min readJun 26, 2019

Muitas pessoas têm a percepção de que receber altos salários implica em uma vida financeira estável. Mas isso não necessariamente é uma verdade. Afinal, qualquer família busca diminuir alguns custos para alcançar uma situação financeira mais confortável, não é mesmo? Conhecer quais são os maiores gastos no orçamento familiar é o passo inicial para promover uma redução nas despesas. Por isso, não espere ganhar mais para aprender a controlar seu dinheiro.

Inicie agora seu orçamento doméstico, seja individual ou familiar. Ter o controle das suas finanças é a melhor forma de ter uma vida financeira saudável. Quando você conhece exactamente a destinação de cada Kwanza que entra na sua conta, fica mais fácil identificar os grandes vilões do orçamento familiar.

A seguir, veremos como fazer um orçamento familiar.

Orçamento familiar

O orçamento familiar é uma forma de organização e planejamento sobre os gastos gerados pela família, onde todas as receitas e despesas devem ser consideradas. Sem um orçamento é difícil planejar a poupança e definir objectivos para o futuro. O primeiro passo é identificar todos os rendimentos e todas as despesas, esta tarefa consiste em calcular quanto se ganha e quanto se gasta, para que você tenha mais domínio sobre o seu orçamento. Confira.

Em relação às despesas, podemos dividi-las em três categorias principais:

Um orçamento começa pelo lado positivo, ou seja, pelas entradas de dinheiro. Separe as despesas entre:

1. Despesas fixas - responsabilidades que têm de ser sempre realizados, aquelas cujo valor é fixo ou varia muito pouco e ocorrem praticamente todo mês, como pagamento da renda de casa, faculdade dos filhos, seguro de Saúde.

2. Despesas variáveis - responsabilidades que têm de ser feitos, aquelas cujo valor varia de acordo com a frequência e intensidade do seu consumo e escolhas feitas pelo agregado familiar, e podem não ocorrer todo mês. como despesas com alimentação, consumos de água, gás.

3. Despesas imprevistas - responsabilidades que podem ser reduzidos ou eliminados, como: idas a concertos, viagens. E encargos inesperados como: gastos com saúde, multas.

  • O primeiro passo para elaborar o orçamento é a identificação rigorosa de todos os rendimentos e despesas. É claro que existem outras despesas, por isso é importante ter em mente que, na elaboração de um orçamento familiar, todas as despesas. Isso significa que você deverá anotar até mesmo aquelas consideradas irrelevantes por você. Elaborar o orçamento familiar é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais.
  • Reúna a família, comece com uma reunião em família, incluindo os seus filhos. É mais fácil definir objectivos, para reduzir custos e poupar, e depois cumpri-los. Comece escrevendo tudo aquilo que constitui uma fonte de rendimento, ou seja, de onde vem suas receitas mensais, o seu dinheiro de cada mês. Anote não só as fontes, mas também os valores provenientes delas.
  • Avalie a sua situação financeira ao somar todos os rendimentos e subtrair todas as despesas, o aconselhável é que exista um equilíbrio entre os ganhos e os gastos. As despesas são o lado negativo do orçamento, correspondente aos gastos mensais da sua família. O orçamento familiar criado serve como base para as decisões financeiras a tomar e como forma de controlar as despesas.
  • Não esqueça que é bom que toda a família deve estar envolvida para alcançar o equilíbrio nas contas, inclusive os filhos. Comprometimento, foco e dedicação formam a base para um planejamento eficaz e que gere resultados. Depois de fazer o saldo do orçamento familiar deve traçar um valor de poupança mensal, como por exemplo 10% do rendimento do agregado familiar mensal, não é tão difícil fazer um planejamento e ter uma boa educação financeira familiar. É possível fazer muito com pouco, assim como se pode fazer pouco com muito. Basta você querer e se empenhar!

Gostou das dicas sobre como elaborar o orçamento familiar? Com todas essas informações, você já está pronto para dar conta do seu orçamento familiar. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. #NÃO#VIVA #NO#PASSADO#USEKAMBA.

Para fazer o download da Carteira Digital Kamba clique nos links:

--

--