Saiba sempre para onde vai o seu dinheiro!

Paulo Dias
Kamba Blog
Published in
3 min readAug 8, 2019

Grande parte dos angolanos não tem controle sobre suas finanças, continue connosco e aprenderás lições preciosas para lidar melhor com o seu dinheiro.

Infelizmente, a educação financeira não é um assunto de destaque em nossa realidade social. Por conta disso, muitas pessoas passam a vida inteira por dificuldades para equilibrar as suas contas.

Não sei você caro leitor, mas eu tenho sempre a impressão de que o dinheiro do meu salário dura muito pouco em minha conta bancária. Ou, então, devo estar constantemente criando dívidas que prejudicam o meu orçamento. Como posso eu resolver este meu problema?

Penso que, algumas lições financeiras bem simples ajudariam e como dizem na gíria o que é bom deve ser compartilhado então vamos lá aprender juntos estas lições, preparado? Não se esqueça do papel e a caneta!.

Defina um orçamento

Orçar é planear, então faça logo um plano primeiro de suas receitas e depois de suas despesas planear é imprescindível para você ficar longe das dívidas controlando seus gastos. Se você tiver um orçamento definido ou ter um limite diário, semanal e mensal de gastos, poderá ajustar e compensar possíveis descuido no outro dia.

Não exagere no consumismo

Uma lição financeira muito preciosa que aprendi a muito pouco tempo é evitar ao máximo fazer loucuras como o exagero no consumismo . o maior causador deste consumismo exagerado é a cultura adoptada pela sociedade contemporânea, onde prevalece a regra do “ter pra ser”. Isso pode relacionar desde produtos a sensações ou atributos de natureza abstracta como felicidade, poder, sensualidade, entre outros.

Nota: consumismo é o acto de consumir produtos ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde financeira ou para o ambiente.

Pense na sua velhice

Nossa sociedade é muito instável acredito que toda gente devia pensar na garantia do padrão de vida que você almeja para o futuro. Para garantir uma aposentadoria tranquila, você deve pensar sobre o seu futuro agora, faça sempre um balanço de seus gastos e suas necessidades, pensando nas economias olhando lá na frente.

Mas como guardar o dinheiro que você economizou?

De certeza que o caro leitor não deixaria algo que considera muito importante em um local pouco ou nada seguro, logo é deverás imprescindível a não aplicação desse dinheiro em aplicações de risco, é mais seguro optar por investimentos mais conservadores. Aprofundaremos mais essa questão em uma outra ocasião.

Lembra aquele ditado ‘diz me com quem andas e eu direi quem és’ ?
Boas companhias
Pedi uma opinião a um amigo não relacionado com o tema em questão, mas a resposta foi bem dada e poderia até adaptar para o nosso contexto.
E ela é: As pessoas com quem você se alinha, seus amigos, em determinadas situações vão pensar como você pensa, ou seja, provavelmente os teus amigos têm os mesmo problemas de controle financeiro que você. Portanto, buscar conselhos financeiros fora do teu circo de amizade é uma opção.

Pronto! Aprendemos lições financeiras que nós ajudarão a ter melhor controle sobre o nosso dinheiro, eu ao menos, já vou deixar o meu dinheiro em paz no banco, criar uma relação mais saudável com o dinheiro. Mas você pode obter resultados ainda mais satisfatórios quando encontra os aliados correctos. Boa sorte.

Baixe a “Kamba- Carteira de Pagamentos” na App Store ou Google play store.

--

--