kamelo com os melhores de 2022

Luiz Gomes
kamelo docs
Published in
7 min readDec 20, 2022

👋. olá, Luiz aqui! você é bem-vinda(o) a última edição da kamelo em 2022, newsletter de produção independente onde trato de assuntos relevantes para quem está criando ou desenvolvendo startups! se é sua primeira vez por aqui, te convido a assinar e receber as edições futuras no seu e-mail ou no app do substack 🤗

ah! meu podcast, o papo de kamelo, está disponível nas principais plataformas de áudio.

valeu, 2022!

esse ano consegui alcançar marcos importantes por aqui, nas mais de 120 edições publicadas esse ano (deu trabalho!), tive mais de 25.000 visualizações únicas e 1.200 novas(os) assinantes… isso sem contar com os episódios do papo de kamelo nas principais plataformas de áudio.

foi um ano incrível e isso só foi possível por que tive você aqui comigo 🤗

DIRETO AO PONTO

🥇 melhores do ano

essa edição não existiria se não tivesse recebido o email do Cris Dias com sua lista de melhores do ano pelo boa noite internet, sempre gostei de montar essas listas, mas não tinha lembrado de fazer por aqui… então, vamos nessa!

meu consumo de conteúdo foi bem intenso em 2022, muito disso por novos interesses de pesquisa e por consolidar uma rotina que tem funcionado bem comigo, a de escrever uma hora por dia… todos os dias. mas nem tudo foi consumo de conteúdo relevante para minhas atividades profissionais, gastei (ou investi) muito tempo ocupando a cabeça com temas aleatórios… nada mais justo para quem está trabalhando de casa e precisa ter rotas de fuga em uma rotina de trabalho extensa (e intensa).

aqui será que nem Oscar, só vale um por categoria…

melhor compra

depois de dois anos sem férias (ou pelo menos sem viagem de férias) fui conhecer parte da costa leste dos EUA. nos planos dessa viagem estava trazer alguns novos itens para meu home office. entre tudo que trouxe e comecei a usar teve um item que não estava dando muito crédito, mas que no dia a dia se mostrou algo importante no meu processo criativo.

estou falando da apple pencil que, por mais absurdo que seja o preço disso por aqui, tem me feito criar mais e melhor tendo meu iPad como mais uma tela de escrita e desenho. até essa compra meu iPad tinha função restrita a ver videos, ler artigos antes de dormir e deixar um relógio digital visível durante o dia.

como o preço dela é um verdadeiro absurdo, encontrei um modelo que tem ótimos reviews com um preço que ainda faz sentido para a utilidade dessas canetas, estou falando da pencil WB que custa menos de R$200,00.

livro do ano

comecei muitos livros esse ano, nem todos consegui terminar, alguns outros passei o olho nas partes que me chamaram mais atenção. tenho percebido que alguns livros (principalmente os que tratam temas do contexto de negócio) se tornaram repetições de conteúdo. entre as melhores leituras do ano, uma me chamou atenção pela proposta e pelo perfil da escritora, com uma experiência editorial, Anna Wiener relata sua experiência de sair de Nova York para San Francisco, onde começou a trabalhar numa startup e perceber como esse ambiente funciona (sem os filtros que colocamos).

minha indicação não poderia ser outra, se não, vale da estranheza. se você ler um pouco mais rápido, em uma semana conseguirá ler esse livro. ele é muito bem escrito e apresenta uma narrativa que fez me sentir como parte daquele momento relatado.

série do ano

essa série é do ano passado, na verdade, mas foi esse ano que a assisti prestando atenção nas (muitas e duras) críticas que são feitas. acredito que essa série tenha me pegado por tratar de algo que me interessa desde quando criei minha última startup (em 2013): nossa relação com o trabalho e como isso interfere nas nossas vidas off-line.

estou falando de ruptura, série original da apple TV que (mesmo na primeira temporada) apresentou uma das melhores provocações sobre a separação (ou ruptura) das nossas vidas profissionais e pessoais. e olha que a disputa foi duríssima dela com outra série da apple TV que me prendeu do começo ou fim, estou falando da iluminadas, mas como disse, só podemos ter uma vencedora.

filme do ano

não vi tantos filmes incríveis esse ano, as séries e documentários tomaram 90% do meu tempo nos streamings (não sei porque não coloque uma categoria de documentário do ano, vi vários muito bons), mas um filme fez minha cabeça fritar pela forma que tratou de um problema que o Brasil vem arrastando desde o dia que o primeiro português desceu da sua caravela com um espelho na mão para trocá-lo por um país continental.

estou especialmente feliz que o melhor filme que vi esse ano é nacional, medida provisória precisa ser visto por todo mundo, não só pela sua qualidade cinematográfica, mas para criar mais uma reflexão sobre como lidamos com as(os) pretas(os) e como o racismo é algo que precisa ser extinto.

app do ano

quem me conhece de perto vai estranhar essa escolha não ser o Notion, fato que boa parte da minha vida digital nasce e é organizada nessa plataforma que simplificou o uso regular de, pelo menos, outros 5 produtos. esse ano o app que me deixou mais feliz como usuário é o substack, a casa da kamelo.

a plataforma tem evoluído rápido e segue uma estratégia que ajuda (cada vez mais) as pessoas que produzem conteúdo para ser enviado por email as assinantes.

está gostando dessa edição? a kamelo está crescendo rápido pelo compartilhamento das(os) nossas(os) assinantes. que me ajudar a falar para mais pessoas? aproveita e compartilha nos seus grupos e redes sociais

música do ano

essa deixei para o spotify responder, foi a música que mais ouvi esse ano.

Almério é um cantor natural de Altinho-PE que tem feito um trabalho maravilhoso, apresentando letras impressionantes de uma qualidade técnica impecável. se você não o conhece, deixo o convite.

newsletter do ano

chegamos na categoria mais difícil pra mim, 2022 foi o ano onde dei um salto no volume de newsletter que adotei como fonte de conhecimento… não só conhecimento técnico, mas sobre diversos temas que me interessam. a newsletter do Lenny Rachitsky (Lenny’s Newsletter) tem tanta qualidade que tomei como inspiração para a kamelo, inclusive foi a primeira que adotei os planos pagos.

eu poderia ter colocado muitas outras newsletters nessa posição, como a gestão consciente do Pedro Nascimento ou a nova economia do Micro-SaaS do Bruno Okamoto, mas a do Lenny é a que consegue me prender por mais tempo!

podcast do ano

se por um lado o Lenny me inspira na kamelo, o Cris Dias (inspiração dessa edição) me inspira demais no papo de kamelo, a forma que ele cria seus episódios do boa noite internet não tem comparação. poderia listar muito podcast incrível (inclusive alguns narrativos) mas pensando na abordagem aos temas, não dá para tirar esse prêmio do Cris.

canal do YouTube

acho incrível a qualidade dos conteúdos compartilhados no YouTube, além da variedade de temas, a forma que as(os) criadoras(es) abordam os tema mostra como esse continua sendo um excelente canal de acesso a conteúdo relevante (e mais um monte de bobagens, claro). nesse meio um canal é responsável por me fazer ver cada vídeo uma 3 ou 4 vezes, estou falando do canal do Mattew Encina, talvez por falar dos ambientes de trabalho em casa, mas sem dúvida esse foi meu canal do ano.

para fechar essa lista…

conexão do ano

mesmo trabalhando de casa e indo para poucos eventos (onde geralmente aumentamos nossa rede de contatos), conheci muita gente bacana em 2022, pra mim foi muito difícil escolher uma delas como a conexão desse ano. pensei em alguém que aborda temas que me interessam, de uma forma muito natural, mas que mantem a qualidade lá em cima, essa pessoa é a Júlia De Luca, do time Tech do ItauBBA.

é isso, última edição de 2022, um reconhecimento ao que aconteceu de melhor comigo esse ano e já aquecendo os motores para 2023!

tenho dedicado uma média de 10 horas por semana entre pesquisas, criação e customização de conteúdos para a kamelo. se você quiser apoiar esse meu projeto, pode fazer isso me pagando um cafezinho 🤗

https://mepagaumcafe.com.br/kamelo/

obrigado por ter lido

--

--

Luiz Gomes
kamelo docs

Movido por desafios, estrategista e modelador. Faço o que acredito, promovo inovação através da interação de pessoas. https://kamelo.substack.com/