Será que o seu público vê as menções que a sua marca faz no Facebook?

Que o Facebook vem trabalhando em novas funções constantemente nos últimos meses, isso ninguém pode negar.

Chatbot no Messenger, compartilhamento de localização geográfica entre amigos, posts coloridos no desktop, Facebook live e mais recentemente, o Facebook Stories, função similar ao Instagram Stories, que também está presente no Whatsapp.

O Facebook trabalha arduamente criando (ou copiando) novas funções para nos manter na plataforma, e então assim, ganhar dinheiro com os nossos cliques em anúncios.

Sem entrar no mérito da questão da publicidade, a reflexão desse post é pensar sobre qual é o REAL impacto da sua marca junto ao seu público, uma vez que ele possui todas essas distrações. Afinal, o usuário está na rede social para interagir essencialmente com os seus amigos e familiares, e eventualmente com as marcas.

Como garantir que o seu público vai consumir a sua menção e consequentemente, o seu produto ou serviço?

A resposta é: engajamento!

Mas acredite. Engajar não é tão simples quanto se prega por aí. Aliás, é bem difícil! Criar empatia, gerar senso de pertencimento, transformar a sua marca numa ‘lovebrand’ é um dos papeis mais difíceis do mercado.

É preciso saber ouvir, interagir e entregar o que o público espera, e às vezes até mais do que ele espera.

Não basta mais fazer o que se propõe como marca, é preciso se relacionar com o público, e só através de comunicação integrada com o ‘core’ da empresa isso é possível.

Se a sua marca tem uma presença no Facebook, e acha isso suficiente, saiba que nem de longe a sua empresa está atingindo todo o potencial da plataforma. É preciso se expor, tentar, testar, ouvir, refazer, recriar, rever, e começar tudo de novo.

E aí, curtiu?