@IRADEX: O meu podcast favorito

Lucas Yukito
Kansados
Published in
2 min readAug 8, 2015

No Brasil, temos excelentes podcasts. Bem editados, divertidos, informativos, nostálgicos, e tudo mais que você procurar. É realmente bom conseguir olhar para o feed e não ter a menor ideia do que escutar primeiro, pois baixou um monte e todos falam com você de alguma maneira diferente.

Por aqui, eles são produzidos há mais de 10 anos, caso queira saber um pouco sobre como tudo começou, leia aqui. Dentre tantos existentes, tenho um favorito: O Iradex Podcast, lugar de coisas boas. Funciona assim, todos os episódios eles te indicam obras que na opinião deles, vale a pena serem consumidas. Para mim, nunca um slogan fez tanto sentido.

Três “produtos” me fizeram repensar coisas sobre a vida: Clube da Luta, Breaking Bad e o Iradex. Cresci em uma família que, culturalmente falando, era fraca. Minha mãe nunca foi ligada nessas coisas (em absolutamente nada), e foi com ela que passei toda a minha infância e adolescência.

Tudo nessa tal de “cultura pop”, para mim, é meio novo. O que ver, como ver, o que esperar, como analisar e pensar sobre uma obra. Existem outros podcasts de indicações, mas nenhum deles é o Iradex. O time que conta com Ph Santos, Kaio Anderson, Gabriel Franklin, Lívia Lopes e convidados discute, indica e reflete sobre as recomendações de modo único e divertido.

Pense num bom vendedor. Fez? Pronto. Agora multiplica por 10. É basicamente isso. Eles não precisam te distrair com uma edição fantástica, pelo contrário. A paixão pelo o que fazem e falam é o ponto forte. As reflexões entregues ao público são sempre feitas de modo sútil.

O respeito a opinião contrária e ao que o outro pensa é algo, que infelizmente, não é tão comum na vida mas que eles dão show, (quase) nunca cagando regra, e sim oferecendo a cara ao debate e ao diálogo.

Talvez não seja o melhor, a “podosfera” é gigante. Mas é o que me faz lembrar toda semana que apesar das coisas ruins, a vida tem um monte de coisa legal para ser experimentada que eu ainda não conheço Que procurar ser alguém melhor, apesar dos apesares, tem sempre o seu valor.

Chega a ser difícil de explicar como um podcast pode entrar na essência de uma pessoa e mudá-la completamente. “Eu nunca tinha pensado desse jeito” é a frase mais recorrente dentro da minha cabeça nos últimos meses. E isso é bem diferente de como eu era antes.

Meus dias lutando contra a depressão nunca pareceram tão curtos e menos assustadores quanto agora. Sou grato por isso, então recomendo para todo mundo: Escuta lá. Tem um monte de coisa bacana além do podcast principal: Iradex.net

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.

--

--