Somos todos Homem-Formiga

Lucas Yukito
Kansados
Published in
2 min readAug 10, 2015

No dia 16 de julho de 2015, estreou Homem-Formiga. O herói dos quadrinhos da Marvel — que seu incrível “poder” é ficar no tamanho de uma formiga — vem agora para fazer parte do Universo Cinematográfico da Marvel. Lá, nós sabemos, é para divertir e não mudar a sua vida com uma nova visão das coisas, mas eu tenho a mania de sempre tentar ver tudo com outros olhos.

Estava eu no meio da sessão de estréia do longa, quando de repente não estou mais. Fiquei perdido em pensamentos de como nossa perspectiva é limitada. Algo recorrente no filme, é mostrar como toda aquela ação vivida pelo herói em miniatura é ridícula quando comparada ao resto do mundo.

Então, isso não parece, sei lá, A VIDA? Todos nós temos problemas que são o fim do mundo — mesmo que seja só para você— mas que para outros é ridículo. Afinal, como pode alguém sofrer de depressão sendo milionário apesar de ter um monte de gente passando fome no mundo?

É muito fácil falar para alguém “Nossa, tem gente muito pior” quando ele está triste, mas será que dizer “Nossa, tem gente muito mais feliz do que você agora” quando alguém está no auge da felicidade soa tão simples? Não, as coisas não funcionam assim.

A vida é como é. Uns lidam bem com algo, outros não. É tudo questão de perspectiva. E aquele filme extremamente engraçado e cheio de ação que eu deveria apenas consumir e sorrir, virou objeto de reflexão e um lembrete de que ter mais empatia é sempre necessário. Sejamos todos então!

--

--