Regras para Ferimentos | KD RPG

Nina Bichara
Karyu Densetsu
Published in
2 min readOct 31, 2018

Vigor, derrota e morte de protagonistas

No Karyu Densetsu as lutas são o coração do jogo. Ainda assim não podem ser levadas de forma leviana. Afinal, é apenas necessário que um oponente ultrapasse o Limiar de Proteção de outro personagem para que o mesmo marque a primeira caixa de ferimento. Mas o que é a caixa de ferimento e o que acontece quando um personagem marca todas? Os próximos parágrafos foram tirados do texto final do jogo.

Caixas de ferimento e Morte de personagem

Um personagem possui dois estados no que tange a dano: Ferido e Derrotado. Eles correspondem a caixas que podem ser marcadas nas fichas dos protagonistas, ou seja, duas caixas. Quando um personagem recebe um golpe com dano que exceda o seu Limiar de Proteção em um ou mais, deve marcar sua primeira caixa, indicando o estado Ferido. Um personagem Ferido pode apagar essa condição com uma cura, certas técnicas ou com uma cena de recuperação.

Assim como em uma veloz luta de MMA, levar um golpe direto pode ser decisivo. Também é fácil ver esse efeito em animes seinen, como Bungou Stray Dogs. Um personagem que tenha esgotado sua Barra de Vigor também marca a caixa de Ferido. Significa que ele gastou toda sua energia e está agindo além do que o corpo suporta.

Com a caixa de Ferido marcada, caso o personagem receba um segundo golpe que ultrapasse seu Limiar de Proteção novamente, o personagem está Derrotado. Nesse estado ele não é mais capaz de lutar e está com graves ferimentos. As condições para sair desse estado são especiais e falaremos mais sobre isso nas cenas de recuperação, mas ele pode ser superado através do Poder da Esperança. Um personagem pode ter mais caixas de Ferido através de Trunfos (como Ciborgue) ou de Avanços. Inimigos e capangas tem caixas de dano diferentes de personagens normais.

Morte do personagem

Um personagem na condição Derrotado pode ser considerado morto caso isso seja uma conclusão lógica dentro da história contada. Ou seja, não é aconselhável que hajam mortes bobas ou sem motivo no jogo. Isso deve ser definido entre jogadores e o narrador. Não faria sentido morrer para um capanga, mas pode ser um resultado ao enfrentar um velho inimigo ou um enorme mons. Um personagem prestes a morrer pode optar por gastar um ponto de Karma para evitar o acontecimento. Entretanto uma vez decidida a morte, não há volta.
“Se morrer… morreu” — Luffy, One Piece.

--

--

Nina Bichara
Karyu Densetsu

Escritora, editora, fazedora de joguinhos e streaming de rpg. Gente por ocasião, hobbit por amor. Escrevo aqui para espantar monstros pimpões.