Shen | KD RPG

Nina Bichara
Karyu Densetsu
Published in
4 min readJul 26, 2018

by Nina Bichara

Shen é o nome dado para as criaturas sobrenaturais do Outro Mundo. Boa parte das lendas de diversas culturas do mundo são interpretações equivocadas dos shen. Os shen são todos espiritualmente ativos.

Muitos sabem da existência dos shen e do Outro Mundo, mas a população em geral tende a fingir ignorância, já que desde o Desastre de 99 nenhum grande incidente ocorreu, as pessoas preferem pensar que os shen não tem qualquer tipo de influência no mundo. Pessoas com energia desbalanceada ou com uma forte relação com o nagen veem os shen que habitam nosso mundo com mais frequência. Os shen tem uma forte relação com o Yin Yang, e são divididos em dois grandes grupos por essa característica. Aqueles que têm mais relação com o Yin são chamados de vamp e drenam energia de outros seres vivos, já os shen com relação com o Yang são chamados seelie e cedem energia ao ambiente, além de serem muito enérgicos. Destes grandes grupos ainda se ramificam vários tipos diferentes de criaturas; os yokai, os mons e os daijuu.

Os mais comuns na terra são mons e yokai. Alguns destes podem criar pontes para vir ao nosso mundo, mas dificilmente podem voltar. Alguns chegam no mundo por acidente ou compelidos por elos emocionais. Alguns dos testemunhos da presença de shen os confundem com fantasmas ou monstros, alimentando lendas urbanas e ao mesmo tempo garantindo que eles fiquem em paz.

Ilustração de Andy Murray

Yokai

Os shen de forma humanóide levam o nome de yokai, não fossem certas características animalescas eles facilmente seriam confundidos com humanos. Escamas na pele, olhos de cores exóticas e fendados, penas e rabos são um indicativo fácil para diferenciar humanos de yokai. Esses shen tem grande domínio de focus e suas habilidades por vezes são invejadas e atraem muitos humanos que desejam adquirir a habilidade. Os yokai variam muito de nível de poder e podem ser tanto vamp como seelie.

O Japão é o país com a maior população de yokai do mundo, embora ninguém saiba exatamente o motivo. Os yokai estão bem espalhados pelo mundo, mas muitas vezes passam despercebidos, escondendo suas características animalescas de olhos curiosos. Ao se misturar no mundo humano, muitos chegam a ter uma vida mundana normal e até relações com humanos, resultando em um hanyou, um humano com sangue de yokai.

Ilustração de Andy Murray

Hanyou

Meio humanos, meio shen são resultado de relações entre yokais e humanos. Podem ou não ter características físicas de yokai, mas muitas vezes recebem uma predisposição com o focus. Eles têm menos relação entre o balanço das forças sobrenaturais, então não habitam entre yin e yang como os shen. São humanos mas, muitas vezes, são vistos como párias e estranhos. Muitos deles se escondem, seja nesse ou no Outro Mundo, para que não sejam vistos como diferentes. Alguns querem ser famosos e expor seus poderes e afinidade com seus poderes espirituais, outros só querem pertencer. Devido a sua grande população de yokai, hanyou são muito comuns no Japão.

Ilustração de Odmir Fortes

Mons

Ainda que reconhecido pelas semelhanças com animais esta categoria de shen é a mais variada, tanto de tamanhos quanto fisicamente. Sendo inspiração para várias histórias do mundo, contos de fada e monstros mitológicos. Não é difícil ver alguns deles perdidos no nosso mundo, ainda que muitos ignorem sua presença. Eles ainda são dotados de poderes sobrenaturais e sua tendência para o bem ou o mal varia muito.

Alguns humanos fazem pactos com mons vamp, com o humano usando o poder do mon e o segundo se alimentando da energia de seu hospedeiro. Essa relação, enquanto harmoniosa, não gera problemas, mas uma vez que ela esteja desbalanceada graves consequências podem ocorrer. São popularmente chamados de jasq.

Ultimamente tem diminuído drasticamente o número de mons no mundo, o que alguns relacionam com o tráfico de denatorita, mas nada foi comprovado.

Ilustração de Eduardo Vieira

Daijuu

Temidos em ambos os mundos, os daijuu são shen enormes (entre nove e doze metros), raros e poderosos. Ifrit era um daijuu poderoso de nove metros; seu estrago no nosso mundo é lembrado até hoje. Ainda assim, estudos mais recentes indicam que ele não era um daijuu especialmente grande, mas pouco se sabe sobre a presença dessas outras feras no Outro Mundo, já que são muito raras e nunca vistas nas principais cidades.

Muitas pesquisas são feitas para entender o Desastre de 99 e impedir que outro aconteça, mas o tema ainda é cercado de um medo quase irracional. Esse é um dos motivos das incursões humanas pelos portais serem um grande tabu. Muitos temem que isso permita que outro daijuu ache o caminho para a Terra.

Ilustração de Andy Murray

--

--

Nina Bichara
Karyu Densetsu

Escritora, editora, fazedora de joguinhos e streaming de rpg. Gente por ocasião, hobbit por amor. Escrevo aqui para espantar monstros pimpões.