Como lidar com a ansiedade diante de tanta informação

Eduardo Alves
Mar 18, 2020 · 3 min read
Image for post
Image for post
Pexel

Em casa nos últimos dias, me senti soterrado de informações, sem saber ao certo no que acreditar, no que fazer. Conversando com as pessoas e vendo os comportamentos pelas ruas, imaginei que não era só eu a viver essa sensação.

Há algum tempo, meu jeito de lidar com a ansiedade é a meditação. Sentei-me, então, e fui meditar. Busquei caminhos para me conectar comigo mesmo, com o outro. Entender o momento com o olhar do aprendizado que está passando por todos nós.

Desse lugar, tomei algumas decisões e compartilho contigo não como um guia ser seguido, mas como algo que, quando ouvimos nossa voz interior, podemos todos acessar. Se você, neste momento, não consegue fazer isso. Aproveite as dicas abaixo para caminhar em direção ao seu centro. Encontre-se consigo mesmo.

RESPIRA: Inspira… Expira… Inspira… Expira…

Bom, primeiro vamos assumir que o que acontece no momento é totalmente novo para todos nós. E o novo, muitas vezes, dá medo. Sabemos muito pouco sobre Coronavírus e consumir excessivamente informações pode ser ainda mais alarmante.

Te convido a respirar. A Parceira @soniavillarm publicou no seu instagram um ótimo caminho para fazer isso. Também convido você a, depois desse exercício, parar e pensar: o que eu posso fazer para o meu bem-estar? O que posso fazer para o bem-estar do próximo? Tornar-se útil, dentro do que é possível, nesses momentos ajuda a atravessar o medo e a sensação de impotência. Pequenas atitudes já são um grande alento.

Filtre às informações

A minha primeira atitude quando me vi ansioso com tudo que ouvi, vi e recebi foi decidir filtrar informações. Elenquei 2–3 veículos que acompanho ao longo do dia. Decidi ler notícias sobre o assunto em newsletter que recebo pelas manhãs. Foco em saúde e economia. Não acompanho, por exemplo, as repercussões políticas sobre Coronavírus.

Estou olhando o que pode apoiar a manter-me conectado com os outros. Quer saber o que estou lendo? As newsletters do Huffpost Brasil, do Meio e do Nexo Jornal. Entro e acesso estes portais no começo da tarde e só.

Tudo normal na cidade

Bom, com o isolamento, tudo parece sair dos eixos. Sou muito agitado e, para lidar com isso, resolvi transferir reuniões com muitas pessoas para videoconferências, estou priorizando o trabalho remoto na maior parte do tempo, abri a possibilidade de atendimentos online e por aí vai. Só não vale parar.

Também resolvi cozinhar mais! Já que precisamos estar em casa, escolha coisas que também são divertidas. Pode ser que tenhamos tempos difíceis pela frente, mas vamos buscar manter a nossa vibração mais alta possível para atravessar tudo e seguirmos unidos.

Busque ajuda

Não se isole. Se estiver sentindo pânico, depressão, ansiedade, acione pessoas. Desde amigos até ajuda profissional. Em julho, teremos um momento de Atendimento Especial de ThetaHealing:

Image for post
Image for post
Clique aqui para agendar um horário

Ofereça ajuda

Eu moro no Ipiranga. Por aqui, temos muitos idosos. Eu adoro vê-los caminhando pelo bairro, mas pode ser que eles precisem de apoio nesse momento para que não fiquem expostos. Analise perto de você se pode ajudar alguém que esteja em situação de risco. Um exemplo disso foi a Christiane Cralcev, que deixou um bilhete no seu prédio.

Olhe pela janela

Os italianos, você deve ter visto, mostraram que é possível manter a conexão. Acene para um vizinho e torne essa jornada mais leve!

kayua

As palavras tem o poder de refletir para nós algum sentido

Eduardo Alves

Written by

Tudo que passa por mim, traz um pouco do que sou, contribui para o que quero alcançar e me auxilia pelos caminhos a seguir. Por vezes, isso vira texto.

kayua

kayua

As palavras tem o poder de refletir para nós algum sentido

Eduardo Alves

Written by

Tudo que passa por mim, traz um pouco do que sou, contribui para o que quero alcançar e me auxilia pelos caminhos a seguir. Por vezes, isso vira texto.

kayua

kayua

As palavras tem o poder de refletir para nós algum sentido

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store