Entenda os benefícios de escrever diariamente

Eduardo Alves
Feb 3, 2020 · 5 min read

Ao lado da minha cama, possuo dois cadernos. Um deles, de folhas brancas reluzentes e pautadas, de capa dura em tons fortes de vermelho e azul, recebe, com frequência, meus primeiros pensamentos do dia. Assim, aleatoriamente. A ideia é pousar ali pensamentos dos mais diversos que acordam comigo e que parecem não ter um endereço certo para morar. Já o outro, menorzinho, em tom madeira clara, uso mais tarde, com menor frequência, mas com mais reflexão. Ele recebe minhas intenções e contemplações sobre a minha vida, além de desafios e agradecimentos.

Na minha infância, era muito comum chamar exercícios como o que mencionei acima de diário. Essa é uma tradição antiga e é possível encontrar registros históricos dessa prática desde o século X. Uma história muito inspiradora nesse sentido é de Anne Frank. A adolescente alemã escreveu, escondida da família, um diário durante sua vida em meio a Segunda Guerra Mundial. Ela morreu em um campo de concentração e o único sobrevivente de toda a sua família foi seu pai, que descobriu seus diários e conseguiu torná-los um livro, o Diário de Anne Frank.

Penso que, assim como para mim, Anne tinha na caneta e no papel, o conforto de contar para alguém, o que eu chamo de Terapeuta de Papel, os seus momentos, agonias e alegrias e, com isso, poder elaborar melhor a própria vida.

Se até agora não consegui gerar em você aquela vontade de escrever, aí vão mais motivos dos quais podem lhe ajudar a pensar sobre adotar o hábito de escrever diariamente em sua vida:

Para entrar em contato com emoções e sentimentos

Na prática, a atividade envolve escrever sobre sentimentos e emoções todos os dias entre 15 e 30 minutos. Essa tarefa pode levar a benefícios mensuráveis ​​para a saúde física e mental, como redução de estresse e quadros de depressão à melhora do sistema imunológico.

Para compreender a si mesmo melhor

Existem evidências de que a caligrafia pode facilitar melhor essa forma de terapia do que a digitação. Um estudo publicado no Journal of Traumatic Stress descobriu que escrever sobre uma experiência de vida estressante à mão levou a níveis mais altos de autoconhecimento e em mais benefícios terapêuticos.

Para alimentar a criatividade

No livro o Caminho do Artista, de Julia Cameron, aprende-se muito com o olhar para as nossas questões para desbloquear o que há de mais puro na gente, o nosso poder de criação. Entendemos que, para acessar este lugar é preciso fazer uma viagem de autodescoberta, enfrentar nossos medos, crenças e inseguranças. O papel e a caneta já estão prontos para atravessar isso com a gente.

Para perdoar e agradecer

Essa ação é bastante útil para trabalharmos sensações e emoções, nos ajudar a compreender o sentido e fazer reavaliações da vida. O diário pode apoiar o aumento da sua autoestima por meio desses reconhecimentos.

Para desacelerar

Em um mundo em que estamos recebendo vários e diferentes estímulos ao mesmo tempo, precisamos compreender que temos a necessidade de desacelerar e olhar para gente. A caligrafia é um processo lento, se comparado a digitação. Seu benefício está exatamente aí, que garante a melhor absorção e compreensão das informações.

Um estudo publicado na revista Psychological Science constatou que os alunos que fizeram anotações à mão se saíram melhor em testes do que os estudantes que fizeram anotações em laptops. “A principal vantagem das anotações à mão era que elas desaceleravam as pessoas”, diz Daniel Oppenheimer, co-autor do estudo e professor de psicologia na Universidade Carnegie Mellon.

Então, como escrever diariamente?

Vamos para algumas dicas básicas e importantes para que você possa sentir os benefícios da escrita diariamente em sua vida:

  • Realize a escrita frequentemente. O exercício diário de entrar em contato com emoções e sentimentos por meio do papel e da caneta é que garantem os demais ganhos;
  • Encontre o melhor horário para você escrever e acessar a si mesmo. Eu faço isso pelas manhãs e sinto que me expresso melhor nesse momento e mantenho a sensação ao longo do dia. Essa é também uma recomendação presente num estudo realizado em 2012 pela Universidade de Toronto, no Canadá. Segundo à instituição, as pessoas estão mais otimistas e dispostas neste período;
  • Não edite seus textos. Apenas escreva livremente e sem preocupações com o conteúdo, gramática ou ortografia. Não pense nas palavras ou na importância que alguém daria ao que diz ali. Pense que o caderno é o seu ‘Terapeuta de Papel’ e que, como um bom terapeuta, ele não te julga. Julia Cameron vai mais longe e orienta que sequer paremos para ler o conteúdo despejado naquelas folhas. O caderno funciona como uma descarga de emoções. Eu gosto disso!

E você? Incluiria mais algum benefício aqui? Converse com a gente e diga como acredita que a escrita pode fazer parte da sua vida.

Em março, como apoio a esse processo de autoconhecimento, você pode contar com a oficina SELFIE: retrato por escrito. Ou, se quiser apoio agora, fale com a gente e entenda como a Jornada Narrativas de Vida suporta a transformação pessoal pela nossa expressão no mundo.

kayua

As palavras tem o poder de refletir para nós algum sentido

Eduardo Alves

Written by

Tudo que passa por mim, traz um pouco do que sou, contribui para o que quero alcançar e me auxilia pelos caminhos a seguir. Por vezes, isso vira texto.

kayua

kayua

As palavras tem o poder de refletir para nós algum sentido

Eduardo Alves

Written by

Tudo que passa por mim, traz um pouco do que sou, contribui para o que quero alcançar e me auxilia pelos caminhos a seguir. Por vezes, isso vira texto.

kayua

kayua

As palavras tem o poder de refletir para nós algum sentido

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store