Conheça a Jornada Narrativas de Vida

Edu Alves
kayua
Published in
4 min readSep 2, 2018
De forma acolhedora e afetuosa, se entregar para a escrita pode levar por caminhos únicos de encontro com a sua essência (Foto: Pexel)

Desde cedo, narramos histórias. Ao chegar da escola e contar para os pais o que houve no pátio; falar para os amigos, na adolescência, nossa versão sobre não poder ir a uma festa; justificar para a família o motivo pelo qual escolhemos uma carreira e não outra; um alerta textão no facebook para falar de política, amor… ou até mesmo um áudio gigante no WhatsApp.

Narramos, com frequência, fatos corriqueiros reais e até fictícios e não nos damos conta como eles formam a teia da nossa presença no mundo. Transmitem, não só para os outros, mas para a gente, em sua subjetividade, quem somos e como nos movimentamos na vida.

A Jornada Narrativas de Vida surgiu do uso da escrita como meio para entender esses encontros e desencontros que ora e outra o contar histórias nos traz. Foi a maneira que vi de reunir informações para que pudesse me conhecer melhor, entender a forma com que minhas relações interpessoais se constroem, como minha família influencia na pessoa que sou hoje. Nesse caminho, reuni técnicas e vivências que pude ter ao longo dos últimos anos em minha vida pessoal, mas também por cursos de escrita, ThetaHealingⓇ, Terapia Multidimensional, Reiki, Arteterapia, Psicodrama, Terapia da Constelação Familiar e processos autodidatas — estar disponível ao mundo é poder acessar informações para, depois, se conhecer e poder compartilhar.

Para que serve?

Para valorizar as experiências e os saberes das pessoas. Por meio do entendimento da sua história, é possível compreender sua própria Narrativa e se apropriar de todo o conhecimento adquirido até aqui e recebido por meio das experiências de sua família. Com isso, é possível impulsionar mudanças e caminhos em sua vida.

Como funciona?

A partir de encontros individuais ou em grupo, o participante analisa sua história de vida, ou uma questão específica, e, junto com o facilitador e por meio de exercícios de escrita, vai desvendando fatores que possam lhe auxiliar a compreender sua essência e propósito ou como assuntos direcionados impactam seu estilo de vida e conexão com o mundo.

O projeto passa por 3 etapas, com 12 encontros, que são elas:

  1. Eu na Narrativa: processo de coleta de informações, documentos, fotos, objetos e identificação de espaços que considere parte de sua história; organizar dados coletados para que possam ser utilizados.
  2. Vozes do passado: é o momento de visitar histórias, sensações e sentimentos que formaram, direta e indiretamente, seu caminho até aqui.
  3. Histórias para partilhar: é a construção e o entendimento de um mapa de narrativas pessoais considerando todos os elementos visitados e que se relacionam com você. É também quando o ciclo se completa e você pode se sentir confortável com sua própria trajetória de vida e a narrativa que quer contar e segura das quais decidiu seguir costurando e abrindo novas possibilidades. É o momento de discutir objetivos de futuro e planos de usar suas narrativas como suporte para ação.

Na primeira sessão, acontece a definição dos objetivos a serem alcançados com o trabalho. Ao longo do projeto, serão revisitadas e, no final, haverá uma revisão delas.

Qual o resultado esperado?

Buscar compreender suas reações emocionais e corporais em experiências na vida por meio do contato com seu conhecimento já adquirido diretamente e o que está presente na sua família. Com isso, transformar sua postura diante de situações que se apresentam em sua jornada, podendo diminuir o impacto emocional e físico que sofre com elas.

Com apoio do facilitador, o participante pode compreender também a presença do seu passado em sua vida como uma fonte de conhecimento e não de crenças enraizadas e, com isso, construa um presente com auto responsabilidade e planeje seu futuro com confiança e livre-arbítrio.

A reflexão pela escrita pode auxiliar a ter clareza de questões financeiras, relacionamentos, auto estima, confiança, segurança e entendimento do propósito de vida, além de ressignificar sentimentos e emoções.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Agende a sua sessão:

Nossa jornada juntos começa com um simples agendamento. Oferecemos sessões presenciais (Rua Pereira Stéfano, 114 — Conj 1209 — Vila da Saúde, São Paulo — SP) e online, via Google Meet. disponíveis de segunda a sábado. Se você deseja dar este passo, basta solicitar um agendamento por meio do Whatsapp (clique aqui para entrar em contato) e receba opções de datas e horários disponíveis. O investimento por sessão é de R$ 233,00, no PIX ou cartão.

Confirmação do agendamento: para garantir sua sessão, o pagamento deve ser realizado antecipadamente, com o envio do comprovante correspondente. Esta etapa é crucial para confirmar e reservar o seu espaço.

Política de remarcação e desistência: entendo que imprevistos acontecem. Caso precise remarcar ou cancelar sua sessão, peço gentilmente que me informe com até 24 horas de antecedência, permitindo que o faça sem nenhum custo adicional. Lembre-se, avisos com menos de 24 horas resultarão na não devolução do valor pago.

Se sentir que é o momento de iniciar sua jornada de autoconhecimendo por meio da Terapia Narrativas de Vida, ou se tiver qualquer dúvida, estou aqui para ajudar. Clique aqui para entrar em contato via Whatsapp e daremos os primeiros passos juntos nesta jornada transformadora.

Até breve!

--

--

Edu Alves
kayua
Editor for

Terapeuta Atendimentos indiviuais e oficinas | Thetahealing | Terapia Multidimensional | Escrita Terapêutica | Arteterapia | Psicodrama