No silêncio mora a minha gratidão

Edu Alves
kayua
Published in
2 min readNov 15, 2019
Photo by Rosie Kerr on Unsplash

Sempre que algo me incomoda, busco compreender o que naquilo preciso observar. E a expressão gratidão, quando surgiu, foi algo que me incomodava bastante.

No princípio, parecia algo fora de contexto. Não encaixava em mim. Tinha a sensação de estar querendo botar na gaveta uma colher que era maior do que o espaço que havia ali.

Mais tarde, percebi que eu não reconhecia em mim a sensação de estar grato. E, por isso, tudo que envolvia expressar tal sentimento, me incomodava.

Quando estudamos ou utilizamos o Thetahealing, falamos de gratidão como uma forma de manifestar e movimentar nossa energia de intenção. E fazia muito sentido — apesar de ainda não perceber a gratidão dentro de mim.

O dia em que ela me ficou mais clara foi durante a minha primeira turma de SELFIE: retrato por escrito. A oficina foi pensada em seus detalhes, meu desejo de partilhar algo que me fazia sentir uma conexão profunda entre mim e o outro estava agora à disposição. A gratidão veio e eu a reconheci. Senti tomando meu corpo como se fosse um vento bom que toca toda a nossa pele.

E, de repente, vários momentos do passado vieram a minha mente. E eu pude olhar para todos eles com gratidão. E tudo aconteceu silenciosamente.

Nunca me senti obrigado a dizer “gratidão”. Apenas sentir, reconhecer e, mais uma vez, agradecer por poder ter aquela sensação comigo.

Com o tempo, a gratidão virou um hábito que ganhou força no meu cotidiano.

Pelas manhãs, gosto de lembrar o dia anterior.

Pensar na pessoa que fui ontem. Os desafios que surgiram, mas também tudo que foi fluido. Perceber os aprendizados, minha evolução e, então, agradecer.

Durante as refeições.

Gosto de pensar o quanto aqueles alimentos foram desejados na minha casa, naquela mesa. Como se eu pudesse me sentir conectado com o trajeto deles até ali. E agradecer, mentalmente, por isso.

Ao sair de casa.

A sensação de que estou pelas ruas em segurança, que vou e volto em paz é uma das quais mais me conforta. E imagino isso ao me conectar com meus movimentos pela cidade, que me trazem, além disso, a sensação de liberdade.

No fim do dia.

Ao me deitar, agradeço por ter ao meu lado quem amo. Por poder crescer e evoluir ao seu lado. Reforço minha sensação de gratidão pelo que foi bom, pelo que foi desafiador, pelo aprendizado. Imagino a vida com as sensações que quero ter sempre por perto.

Não existe uma maneira certa de sentir essa sensação. Apenas busque reconhecer em você como é que isso acontece. E verá que é mais gostoso viver a vida com esse sentimento por perto.

--

--

Edu Alves
kayua
Editor for

Terapeuta Atendimentos indiviuais e oficinas | Thetahealing | Terapia Multidimensional | Escrita Terapêutica | Arteterapia | Psicodrama