Treinando e meditando pela manhã

Renato Caliari
May 10, 2017 · 2 min read

Um dos motivos atuais pelo qual treino e medito pela manhã é que diminuo o número de variáveis que podem me atrapalhar a manter hábitos que considero saudáveis.

Se deixo pra fazer após o trabalho ou antes de dormir é muito mais fácil das circunstâncias me atrapalharem: eu posso estar exausto, alguém pode me convidar pra fazer algo e bater um papo ou eu posso simplesmente adiar minhas atividades até o último momento como desculpa e acabar desistindo.

Tudo isso vai concorrer com minha vontade de executar o que planejei. Vai aumentar a probabilidade de eu interromper minha rotina.

Treinar ou meditar logo pela manhã pode parecer difícil, talvez com o corpo ainda preguiçoso, mas após essa rotina matinal, costumo me sentir energizado, motivado e concentrado para realizar minhas outras atividades durante o dia.

E, independente disso, não teria muito para pensar. Apenas faço o que acho importante fazer. Não espero alguma motivação bombástica pra isso e ao mesmo tempo não me chateio por isso.

Gosto da analogia entre treinar e escovar os dentes que o Drew Baye faz no trecho abaixo sobre :

Me sinto com dever cumprido. Sinto que cuidei de mim.
Independente do que acontecer no dia e do que possa aparecer para fazer, não correrei o risco de desistir.

Para outras pessoas é possível que essas ou outras atividades funcionem melhor em outros horários e tudo bem. A questão não é o horário que é certo ou errado, não são as atividades X ou Y. A questão é que não dá pra deixarmos sempre em aberto e tomar a decisão a cada momento se iremos conseguir ou não fazer algo que julgamos ou dizemos ser importantes para nós; nem dá pra esperarmos uma motivação mágica ou o alinhamento dos planetas para que façamos aquilo que consideramos necessário.

KiSimples

Experiências e reflexões sobre simplicidade, tranquilidade e atenção

Renato Caliari

Written by

I'm interested in responsive orgs, product & ux, research, philosophy, facilitation, mindfulness and dialogue. linkedin.com/in/renatocaliari

KiSimples

KiSimples

Experiências e reflexões sobre simplicidade, tranquilidade e atenção