Como a Gestão do Conhecimento pode transformar a Gestão de Projetos?

Letícia Gomes
Knowledge For Practice
2 min readSep 16, 2020
Photo by Andrew Neel on Unsplash

Gerenciamento do Conhecimento do Projeto possui dois propósitos: criar novos conhecimentos e aplicar os existentes para alcançar os objetivos do projeto e contribuir com a aprendizagem organizacional.

O gerenciamento de conhecimento requer o gerenciamento de conhecimentos tácitos, aquele que está na mente dos indivíduos e é mais difícil de ser copiado, e explícitos, aquele que está documentado e pode ser facilmente transmitido entre os indivíduos. Em um panorama organizacional, o gerenciamento do conhecimento compreende assegurar a criação e aplicação das habilidades, vivências e expertise da equipe do projeto e de outras partes interessadas antes, durante e após o término do projeto.

Como criar um ambiente propício ao compartilhamento do conhecimento?

A aplicação do conhecimento exige a criação, captura e compartilhamento do mesmo entre a equipe. Como o conhecimento tácito está na mente das pessoas, sendo o mais utilizado nas metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, não se pode forçá-las a compartilhar o que sabem nem capturar (dando atenção) ao conhecimento dos outros. Portanto, é fundamental criar e estimular uma atmosfera de confiança na equipe.

Nem mesmo os melhores métodos de gerenciamento de conhecimento terão êxito se as pessoas não estiverem motivadas a compartilhar o que sabem ou capturar o que os outros sabem.

Ademais, equipes que estão imersas em um ambiente organizacional competitivo tendem a diminuir o seu compartilhamento de conhecimento.

Como fugir das armadilhas do gerenciamento do conhecimento em projetos?

É importante evitar dois erros comuns no gerenciamento do conhecimento: pensar que apenas conhecimento documentado pode ser compartilhado e usar as lições aprendidas durante o projeto somente em projetos futuros. O conhecimento explícito codificado pode estar fora de contexto e aberto a diferentes interpretações, logo, embora possa ser facilmente compartilhado, nem sempre é compreendido ou aplicado da melhor maneira. O conhecimento tácito possui contexto incorporado, e mesmo que seja mais difícil de codificar, é normalmente compartilhado por meio de conversas e interações sociais. Já as lições aprendidas podem ser vistas como o bem mais precioso dos projetos e geram uma possibilidade de fazer projetos ainda melhores. As lições aprendidas podem ser categorizadas e descritas, incluindo os obstáculos, problemas, riscos e oportunidades percebidas, ou qualquer outro conteúdo sinalizado como importante.

Principais benefícios do gerenciamento do conhecimento em projetos

Conhecimentos organizacionais existentes são aplicados para gerar ou aprimorar os resultados do projeto, e o conhecimento criado pelo projeto permanece disponível para apoiar as atividades organizacionais, projetos ou fases futuras. E relembrando, o gerenciamento do conhecimento é um processo executado no decorrer do projeto, e não apenas no seu término.

Este texto foi inspirado no livro “Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” .

Referências

PMI — PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

--

--

Letícia Gomes
Knowledge For Practice

Mestranda em administração na PUCRS e analista de produto no UOL EdTech. Áreas de interesse: gestão do conhecimento, inovação e desenvolvimento de produtos.