Como capturar lições aprendidas em projetos? (1 de 2)

Marcirio Silveira Chaves
Knowledge For Practice
3 min readDec 10, 2020
Fonte: okpolicy.org

Essa série de dois artigos apresenta métodos clássicos para captura de lições aprendidas em projetos. Ao fim da série, cada leitor poderá identificar quais métodos são mais adequadas ao seu projeto e, a seguir, aplicá-las. Esse primeiro artigo apresenta quatro métodos para apoiar a gestão de lições aprendidas: Avaliação após a ação, Journaling, Micro artigos e Método Apreciativo de Lições Aprendidas.

Avaliação após a ação: A avaliação após a ação é realizada sempre que um problema é resolvido ou que qualquer ação ou decisão relevante é tomada durante o andamento do projeto. Neste método a equipe do projeto é confrontada com quatro questões principais [3]:

1. O que era esperado acontecer?

2. O que realmente aconteceu?

3. Por que existiram diferenças?

4. O que você pode aprender desta experiência?

Journaling: Um journal consiste em uma narrativa articulada que decorre do pensamento reflexivo e crítico sobre as experiências de aprendizagem ou eventos específicos de aprendizagem [2].

Questões para ajudar a construir um journal:

1. Qual foi a situação/evento do aprendizado?

2. O que aprendi, e como eu aprendi isso?

3. Como posso sentir (sentimentos bons ou ruins) sobre o que eu aprendi?

4. Como é que eu poderia ter aprendido de forma mais eficaz/eficiente?

5. Que ações posso tomar para aprender de forma mais eficaz/eficiente no futuro?

6. De que forma eu preciso mudar minhas atitudes, expectativas, valores e gostos para sentir-me melhor sobre as situações de aprendizagem?

Micro artigos é um método para reter as experiências após a conclusão de uma atividade ou experiência relevante de um projeto [4]. Um micro artigo consiste de um tópico, uma curta descrição introdutória sobre o seu conteúdo e as palavras-chave para sua indexação. A dimensão de um micro artigo é limitada a meia página. Dado o seu formato aberto o método micro artigos permite a inclusão de objetos multimídia em seu conteúdo.

Método Apreciativo de Lições Aprendidas: Após a conclusão do projeto um moderador é designado para coordenar um workshop definindo a agenda e o foco do evento. A execução do workshop é realizada seguindo cinco premissas básicas [1].

1. Introdução;

2. Identificação de excelências e desafios;

3. Organização e decisão sobre as principais áreas;

4. Análise e formulação de sugestões;

5. Consenso sobre melhorias e conclusão.

Dependendo da característica do projeto, da abordagem usada (ágil ou tradicional) e da cultura do time, entre outros fatores, os membros do projeto podem escolher um ou mais métodos para apoiar a Gestão de lições aprendidas no projeto. O importante é ter em mente que as lições aprendidas são muito úteis tanto nos projetos em execução quanto nos projetos vindouros.

Mais detalhes sobre cada um desse métodos podem ser encontrados nas referências a seguir. No próximo artigo, abordarei mais quatro métodos de para captura de lições aprendidas.

Referências

[1] Baaz, A., Holmberg, L., Nilsson, A., Olsson, H. H., & Sandberg, A. B. (2010). Appreciating Lessons Learned. Software, IEEE, 27(4), 72–79.

[2] Loo, R. (2002). Journaling: A learning tool for project management training and team-building. Project Management Journal, 33(4), 61–66.

[3] Schindler, M., & Eppler, M. J. (2003). Harvesting project knowledge: a review of project learning methods and success factors. International Journal of Project Management, 21(3), 219–228.

[4] Willke, H. (1998). Systemisches Wissensmanagement. Stuttgart: Lucius & Lucius Verlagsgesellschaft.

--

--

Marcirio Silveira Chaves
Knowledge For Practice

Doutor em Informática pela Univ. de Lisboa, Portugal, Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS e Bacharel em Informática - Análise de Sistemas pela UNISINOS