Compreendendo Mídias Sociais

CRISTIANO LOZADA
Knowledge For Practice
3 min readAug 21, 2020

Sua organização quer compreender o que são Mídias Sociais e como se classificam? Independente de qual seu segmento empresarial você atue, o texto a seguir irá lhe ajudar a entender este fenômeno, pois não basta apenas estar conectado é preciso compreender para atuar neste universo virtual.

Antes de entrar nos principais conceitos é importante vocês saber como tudo teve início. Quando se fala em mídia social, logo se pensa em Facebook, Twitter, Instagram, esquecendo na maioria das vezes como tudo começou. Observando com cuidado civilizações antigas, percebe-se que de alguma forma sempre existiu comunicação, por exemplo: comunicação por sinal de fumaça durante o dia e com fogueiras durante a noite na China, Egito e Grécia Antiga. Ou ainda por meio de tambores ou até mesmo da voz humana (1), podendo dizer que estes meios de interlocução, eram as Mídias Sociais da época.

Mídias sociais e a tecnologia

Apesar disso, pode-se dizer que o fenômeno das Mídias Sociais, como hoje se conhece, teve início em 1979 com Tom Truscott e Jim Ellis na Duke University quando conceberam a Usenet que era um sistema de discussão em nível global e tinha por premissa permitir aos usuários da internet postarem mensagens de maneira pública. Admitem ainda que as Mídias Sociais que conhecemos hoje teve início com Bruce e Susan Abelson, fundadores do Open Diary, site que tinha por objetivo reunir escritores de diários online em uma única comunidade (3). Avançando no tempo e com a enorme disseminação da internet, as mídias sociais explodiram com a criação das redes sociais como o MySpace em 2003 e o Facebook em 2004, proporcionando assim a consolidação das mídias sociais como hoje se conhece (3).

Mas chega de história, a ideia aqui é lhe responder aos questionamentos feitos lá no início do texto. Então, o que é Mídia Social?

Mídia social é (2):

O conjunto de tecnologias e canais direcionados para formar e permitir que uma comunidade potencialmente massiva de participantes colabore produtivamente.

Kaplan e Haenlein (3) dizem que:

É um grupo de aplicativos baseados na Internet que se baseiam em fundamentos ideológicos e tecnológicos de Web 2.0, e que permitem a criação e troca de conteúdo gerado pelo usuário.

Uma vez tendo o conhecimento do que são as Mídias Sociais, há possibilidade de compreender suas classificações de acordo com seu uso. Assim existem as seguintes Mídias Sociais:

  • Blogs
  • Projetos Colaborativos — Wikipedia
  • Comunidade de conteúdo — Flickr, YouTube, Slideshare
  • Site de Redes Sociais — Facebook, MySpace
  • Mundo dos Jogos Virtuais — Fortnite
  • Mundo Social Virtual — Second Life

Note que para maioria que não possui este conhecimento mínimo, mídias sociais poderiam se resumir as “redes sociais”, o que na verdade limita a possibilidade de compreensão das Mídias Sociais. Agora quero te convidar para o próximo texto que sairá em breve: “Sua empresa sabe utilizar as Mídias Sociais?”

Referências

(1) Baruah, T. D. (2012). Effectiveness of Social Media as a tool of communication and its potential for technology enabled connections: A micro-level study. International Journal of Scientific and Research Publications, 2(5), 1–10.

(2) Bradley, A. (2010). Re: Uma nova definição de mídia social [Web log message]. Recuperado de http://blogs.gartner.com/anthony_bradley/2010/01/07/a-new-definition-of-social-media/

(3) Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, 53(1), 59–68.

--

--

CRISTIANO LOZADA
Knowledge For Practice

Graduado em Educ. Física e Ciências do Desporto, Especialista em Gestão de Pessoas, Gestão da Educação, Gestão de Projetos e Mestrando em Administração — PUC-RS