O ensino superior está preparado para a gestão do conhecimento?

Andrielli Guerini
Knowledge For Practice
2 min readSep 16, 2020
Photo by Charles Deluvio on Unsplash

Universidades são instituições reconhecidas por estarem no campo do conhecimento e cada vez mais são desafiadas as mudanças e provocações do mercado de forma semelhante a outros negócios.

Existe um alto nível de atividades da gestão do conhecimento nas universidades. As instituições e seus funcionários devem identificar, reconhecer e responder às mudanças constantes e evoluções de seu papel na sociedade do conhecimento, ainda mais em momentos como este que estamos vivendo, com a pandemia do COVID-19, onde com certeza teremos que rever muitos processos e usar esta gestão do conhecimento para abertura de um novo mercado.

Aqui, serão destacados os quatro tipos de objetivos de gestão do conhecimento de Davenport como uma lente através da qual vemos as instituições de ensino superior: a criação e manutenção de repositórios de conhecimento; melhorar o acesso ao conhecimento; aprimoramento do ambiente de conhecimento; e valorizando o conhecimento.

  • Repositórios de conhecimento: A universidade tem um farto repositório de conhecimento em potencial, desde banco de dados (como registro de alunos), coleção de documentos, operações da organização e pesquisas, podendo esse repositório gerar conhecimento para futuras gerações de acadêmicos e pesquisadores.
  • Acesso ao conhecimento: A acessibilidade do conhecimento na comunidade acadêmica e dentro das organizações é boa. Os organismos de financiamento da investigação têm investido fortemente em infraestruturas de rede para apoiar a comunicação e o melhor exemplo de tal rede é a Internet, que iniciou de forma a ser uma rede apenas de suporte. Dentro das instituições, oferecem suporte à comunicação interna por e-mail e ao acesso a bancos de dados e documentos eletrônicos.
  • Ambiente de conhecimento: A criação de um ambiente onde as atividades de gestão do conhecimento, tais como a criação, transferência e uso do conhecimento, e estar preparado para abrir mão do poder que vem com o conhecimento, preocupa-se com a adoção de normas e valores organizacionais adequados relativos ao conhecimento.
  • Valorizando o conhecimento: A valorização do conhecimento neste contexto está relacionada ao conhecimento como um ativo. No sentido de que uma proporção significativa dos recursos financeiros de uma instituição de ensino superior é destinada ao pagamento de pessoal, cuja principal contribuição é a criação e disseminação de conhecimento.

Resultados valiosos com esse processo

Organizações baseadas em conhecimento podem parecer ter mais a ganhar com a gestão do conhecimento, porem uma gestão eficaz do conhecimento pode exigir mudanças na cultura, estrutura e valores organizacionais. Tais como a compreensão aprimorada e compartilhada do papel do conhecimento na universidade e oportunidade de monitorar os aumentos e diminuições nos ativos embutidos na organização.

Este texto foi inspirado no artigo: ROWLEY, Jennifer. Is higher education ready for knowledge management?. International journal of educational management, 2000.

Referências

Verifique a lista de referências no artigo: ROWLEY, Jennifer. Is higher education ready for knowledge management?. International journal of educational management, 2000.

--

--

Andrielli Guerini
Knowledge For Practice

Mestranda em administração na PUCRS e assessora administrativa no Educon PUCRS. Áreas de interesse: Gestão de conhecimento, gestão de projetos, ensino superior.