Kobe lança Código de Ética e Conduta para reforçar cultura ética

Júlia Baldi
Kobe
Published in
3 min readJan 29, 2024

A Kobe sempre se preocupou em criar um ambiente de trabalho diferenciado, valorizando seus colaboradores e investindo em seu bem-estar. Um exemplo disso é a contratação de uma Analista de RH logo no início da empresa para, com o apoio do CEO Fabio, cuidar dos times e do desenvolvimento do negócio.

Ao crescer, a Kobe enfrentou novos desafios na área de People. Com o aumento do número de colaboradores, a atuação da área se tornou mais complexa, especialmente com a ampliação do trabalho remoto. Para reforçar os valores e as boas práticas da organização, a área elaborou políticas e práticas que foram disseminadas para todos os colaboradores, com o apoio das lideranças.

Em 2023, com o intuito de fortalecer a nossa cultura, foi lançado o Culture Code, um manual de cultura que aprofunda os valores da companhia e exemplifica como os aplicamos no dia a dia. Agora, demos um próximo passo com a criação do Código de Ética e Conduta.

Escritório da Kobe Apps em Porto Alegre-RS.

O que é e por que implementamos um Código de Ética e Conduta?

Um Código de Ética e Conduta é como um “manual” que orienta o comportamento ético dos membros de uma companhia. Ele estabelece as regras e condutas esperadas que todos na organização devem seguir ao tomar decisões ou conduzir negócios.

O nosso código se destina a todos os envolvidos com a Kobe, desde os líderes e colaboradores até clientes, fornecedores e parceiros. Funciona como um guia para garantir que todos compreendam e adotem padrões éticos consistentes.

Especialmente considerando que a Kobe tem uma presença geográfica ampla e colabora com diversos parceiros, entendemos que a criação do código proporcionaria uma base sólida para a operação ética e eficaz indo ao encontro da complexificação da área de People e do negócio como um todo.

Por aqui, o Código contou com o trabalho conjunto entre Head de People, papel que ocupo atualmente, e Legal Advisor, representado pela Laura Scholze. Também contamos com o apoio do Designer João Marques, que tornou o documento mais agradável visualmente e ao mesmo tempo conectado à nossa identidade visual.

A política de denúncias da Kobe: transparência, sigilo e imparcialidade

Reconhecemos a importância de criar um ambiente no qual os colaboradores se sintam seguros ao relatar situações que violem o Código de Conduta, políticas internas ou a legislação vigente. Nesse contexto, disponibilizamos um formulário de relatos que permite que incidentes sejam reportados de maneira eficaz e anônima.

Asseguramos que todas as denúncias recebidas de forma anônima sejam tratadas com absoluto sigilo. Isso proporciona aos colaboradores a confiança de que suas preocupações serão tratadas de maneira adequada, sem riscos de conflitos de interesses ou retaliações. Além disso, permite que tenham liberdade de fazer relatos a qualquer momento.

No que diz respeito à investigação dos relatos, a Kobe estabelece um processo transparente e imparcial. Os resultados das investigações são apresentados à Comissão de Ética e Conduta Interna. A aplicação de medidas disciplinares, independentemente do nível hierárquico, destaca o nosso compromisso em manter um ambiente ético e justo para todos os colaboradores.

Como fizemos para reforçar os conhecimentos adquiridos?

Para avaliar a compreensão dos colaboradores sobre o Código, criamos um questionário pós-treinamento. Esse instrumento mede não apenas o conhecimento dos colaboradores sobre o conteúdo do Código, mas também sua capacidade de aplicar as melhores práticas no ambiente de trabalho. Além disso, foram criadas pílulas de conteúdo com destaques do Código, que compartilhamos em nosso canal interno.

Conclusão e Próximos Passos

A implantação de documentos explicativos que destacam a necessidade de observação e manutenção de um ambiente ético, refletem nosso comprometimento contínuo com o aprimoramento e a excelência.

Reconhecemos que a dinâmica do ambiente organizacional e as nuances éticas estão em constante evolução, e, como tal, nosso Código de Conduta vai estar sujeito a revisões periódicas para garantir sua relevância e eficácia.

Além disso, estabelecemos um compromisso de acompanhar de perto a resolução de casos éticos, utilizando essas experiências como oportunidades para identificar áreas de melhoria. Ao aprender com cada situação, podemos implementar ajustes e atualizações necessárias nas nossas políticas e práticas, consolidando um ambiente corporativo que respeita os mais elevados padrões éticos.

--

--