bandeira trans

o que pessoas cis podem fazer pra serem melhores aliados de pessoas trans?

Koda Gabriel
kodagabriel
Published in
2 min readNov 22, 2017

--

(esse textão é uma tradução livre desse tweet >https://twitter.com/MagsVisaggs/status/932087444098437120< feita com permissão)

*eu sei, ficou grande pra caralho, mas vale a leitura*

1) não chame atenção pro fato de uma pessoa ser trans. ela pode fazer isso por si mesma se quiser

2) não enfatize desnecessariamente a identidade de gênero de uma pessoa trans. se você normalmente não fala coisas tipo "EEEEEI GAROTAAAA, como está minha amiga MULHER hoje ein, mulher?" não fala essa merda pra uma pessoa trans.

3) não tire alguém do armário para outras pessoas, mesmo se ela for publicamente trans. realmente se esforce pra não fazê-lo. (eu sei que existem limites e situações específicas, mas é uma boa regra)

4) não priorize a experiência que alguém CIS tem sobre a transgeneridade em detrimento de experiencias trans REAIS

5) não use o termo "pronomes que fulano(a/e) prefere". são os pronomes pelos quais DEVEMOS ser chamados

6) não pergunte NUNCAAAAAAAAAA sobre os genitais de uma pessoa trans se vocês não estiverem discutindo mutuamente sobre transar real. a não ser nesses casos, realmente não é da sua conta

7) não pergunte sobre procedimentos médicos a não ser que a pessoa trans fale deles primeiro

8) pelo amor de DEUS parem de falar "a fulano aconteceu de ser trans né" É UMA MERDA

9) nunca chame uma pessoa trans pelo nome morto/nome de registro. nem em conversas. o nome de registro é informação privilegiada e irrelevante, mesmo quando falando do passado

10) histórias sobre a pre-transição devem ser contadas usando nomes e pronomes ATUAIS. Cada pessoa trans tem sua preferencia nessa questão, mas o melhor é assumir e tratar pessoas trans como se sempre tivessem sido do gênero que são hoje, porque, bem ELAS SEMPRE FORAM

11) não chame a atenção pra habilidade (ou falta de) em uma atividade esperada de determinado gênero. minha mãe (deus a abençoe, é uma adorável aliada) faz isso as vezes, dizendo coisas tipo "a minha filha, que é trans, é melhor em make do q eu vou ser na minha vida e ela *NASCEU HOMEM*". ela eu ensino e tento relevar pq é minha mae, NGM MAIS PODE FALAR MERDA DESSE JEITO (mãe da dona do post)

12) LEMBRE-SE QUE SER TRANS É TRAUMÁTICO, AJA DE ACORDO. a pessoa trans decide o próprio nivel de conforto. antes de saber qual é esse nível, sempre entenda que merdas sobre gênero não é algo sobre o qual estamos animaaaados de conversar sobre

13) por favor, não aja como se fossemos de vidro ou fique com cuidados excessivos. somos pessoas funcionais com vivências grandiosas e únicas, e estamos bem de boa com existir. não precisamos de cuidado extra. trate-nos como trataria qualquer pessoa

--

--

Koda Gabriel
kodagabriel

25 anos, bissexual e não binário. escrevo romances, ficção especulativa e putarias em geral https://kodagabriel.com.br