O que é gênero, orientação sexual e expressão de gênero

Koda Gabriel
kodagabriel
Published in
2 min readJan 24, 2019

--

uma bandeira LGBT (cores, de cima pra baixo: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo) e no centro, em branco a sigla LGBT

Vamos olhar mais pra definição de gênero, orientação sexual e expressão de gênero:

Gênero

Gênero é o que você é. Existem gêneros vários. Dentre os gêneros, existem os binários: homem, mulher. E os gêneros não-binários, que não se encaixam nem em homem, nem em mulher, podendo ser uma mistura de ambos ou nenhum dos dois. Não-binário é um termo guarda-chuva para todos os termos que representem gêneros fora do binário como: agênero, bigênero, gênero-fluido, etc. Existem pessoas que se denominam de um gênero não-binário em específico ou simplesmente se denominam fora do binário, se denominando não-binárias (como eu).

Orientação sexual e romântica

Orientação sexual e romântica: por quem você se atrai sexual e romanticamente. Sim, existem pessoas que possuem atrações sexuais diferentes da romântica e vice versa. Sexualidades e romanticidades podem ser homo, hétero, bi, pan, etc. Atração sexual seria por exemplo, homossexual, pansexual. Romântica seria homorromantico, panrromantico, birromantico.

Hétero são pessoas que se atraem por pessoas do “gênero oposto” (e veja que pus entre aspas porque teoricamente não há exatamente um gênero oposto, visto que não existem apenas dois gêneros).

Homo são pessoas que se atraem por pessoas do mesmo gênero.

Bi e pan são pessoas que se atraem por pessoas independente de gênero;

Existem inúmeras outras sexualidades, mas eu não sei falar bem de todas e devemos respeitar todas

Muitos vão dizer que a bissexualidade se atrai apenas por pessoas cisgênero (pessoas que são do gênero designado ao nascer), mas isso é mentira. Pessoas bissexuais se atraem sim por pessoas trans, e muito dos que dizem por aí que não estão baseando-se em transfobia.

Expressão de gênero

Expressão de gênero é como a pessoa expressa seu gênero nas suas roupas, corte de cabelo, com seu corpo. Uma das grandes lutas da causa trans é que as pessoas parem de associar uma expressão a um gênero específico. Por exemplo, um homem trans pode usar vestidos, ter cabelo longo e usar roupas ditas “femininas” mas continuar um homem trans, assim como um homem cis pode fazer isso também. E mulheres cis e trans podem vestir roupas quaisquer e ter qualquer cabelo e continuar mulheres. E o mesmo vale pra não-binários, que podem ou não ter uma aparência andrógina.

Precisamos normalizar perguntar os pronomes das pessoas! Nunca dá pra saber baseando-se no nome ou aparência da pessoa, por isso é bom notar como as pessoas se referem a si mesmas, e caso sobre dúvidas, pergunte: como você prefere ser tratado? pronomes femininos, masculinos, de preferencia sem pronomes? neopronomes (tem gente q gosta de usar e ou u em palavras com marcação de gênero como bonite, ou lindu). Perguntar, na dúvida, é a melhor forma :)

--

--

Koda Gabriel
kodagabriel

25 anos, bissexual e não binário. escrevo romances, ficção especulativa e putarias em geral https://kodagabriel.com.br