Descrição da imagem: Em primeiro plano uma bandeira LGBT+ enorme ocupando toda uma rua. Ao redor, dezenas de pessoas seguram a bandeira na altura da cintura. Foto tirada em uma parada LGBT+.

Pequeno guia de respeito à comunidade LGBT+

Koda Gabriel
kodagabriel
Published in
3 min readFeb 25, 2019

--

Se você não entende direito nada to que tá rolando na comunidade LGBT+ mas não te falta boa vontade e bom coração pra respeitar todo mundo, esse texto é pra você. Vai ser curto e didático pra que aos poucos você aprenda mais tanto sobre a comunidade quanto sobre como falar dela, que termos são errados e quais são corretos, etc.

Opção sexual — NÃO! Orientação sexual — SIM!

Ninguém escolhe sua sexualidade, portanto ela não é uma opção. A palavra orientação faz mais sentido nesse caso e não demonstra que escolhemos gostar de quem gostamos.

Assexuado — NÃO! Assexual — SIM!

Assexuado é um termo biológico para um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz. Para pessoas que não sentem atração sexual o correto é o termo assexual.

Traveco — Não! Travesti/pessoa transgênero/pessoa trans — SIM!

Traveco é um termo pejorativo utilizado para desumanizar pessoas trans. O correto é utilizar o termo com o qual a pessoa se identifica, sendo ele travesti, transgênero, mulher trans/homem trans, não-binário ou outro. Na dúvida, diga que é uma pessoa trans.

O travesti — NÃO! A travesti — SIM!

Travesti é uma identidade feminina latino-americana utilizada como ressignificação. Ou seja, as pessoas se identificam como travesti e querem buscar mudar a visão da sociedade com o termo, tirando o estigma de que travesti é prostituta, é um sub-ser. O foco aqui é no “identidade feminina”: os pronomes femininos devem ser usados a menos que a pessoa peça de outra forma.

O/A trans — NÃO! O homem trans/A mulher trans/A pessoa trans — SIM!

Trans é um adjetivo que especifica o nome, a pessoa. Utilizar o adjetivo como nome ajuda na desumanização de pessoas trans, apagando suas identidades e pessoalidades. Evite!

Homem/Mulher de verdade — NÃO! Homem/Mulher cisgênero! — SIM!

Pessoas cisgênero são pessoas que são do gênero designado ao nascer. Dizer que essas pessoas são mulheres e homens de verdade implica em dizer que pessoas trans não são homens e mulheres de verdade, o que além de mentira é extremamente violento. Todo homem e mulher, cis ou trans, é de verdade.

Fulano VIROU *qualquer coisa* — NÃO! Fulano se descobriu *qualquer coisa* — SIM!

Como ninguém escolhe algo, não podemos “virar” nada. Sempre fomos o que somos, mas como a sociedade é cisnormativa e heteronormativa somos ensinados que todos são cis e hétero e não vemos a possibilidade de não o sermos. Portanto, o termo correto é se descobriu.

Esses e muitos outros termos devem ser corrigidos nas nossas falas pra que possamos propagar boa informação por ai. Esse texto será atualizado a medida que novos termos forem indicados.

Considere me apoiar pelo apoia-se e com isso, além de me encorajar, me ajudar a sobreviver na faculdade.

Foto por Mercedes Mehling on Unsplash

--

--

Koda Gabriel
kodagabriel

25 anos, bissexual e não binário. escrevo romances, ficção especulativa e putarias em geral https://kodagabriel.com.br