Descrição da imagem: Em primeiro plano uma bandeira LGBT+ enorme ocupando toda uma rua. Ao redor, dezenas de pessoas seguram a bandeira na altura da cintura. Foto tirada em uma parada LGBT+.

Pequeno guia de respeito à comunidade LGBT+

Koda Gabriel
Feb 25, 2019 · 3 min read

Se você não entende direito nada to que tá rolando na comunidade LGBT+ mas não te falta boa vontade e bom coração pra respeitar todo mundo, esse texto é pra você. Vai ser curto e didático pra que aos poucos você aprenda mais tanto sobre a comunidade quanto sobre como falar dela, que termos são errados e quais são corretos, etc.

Opção sexual — NÃO! Orientação sexual — SIM!

Ninguém escolhe sua sexualidade, portanto ela não é uma opção. A palavra orientação faz mais sentido nesse caso e não demonstra que escolhemos gostar de quem gostamos.

Assexuado — NÃO! Assexual — SIM!

Assexuado é um termo biológico para um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz. Para pessoas que não sentem atração sexual o correto é o termo assexual.

Traveco — Não! Travesti/pessoa transgênero/pessoa trans — SIM!

Traveco é um termo pejorativo utilizado para desumanizar pessoas trans. O correto é utilizar o termo com o qual a pessoa se identifica, sendo ele travesti, transgênero, mulher trans/homem trans, não-binário ou outro. Na dúvida, diga que é uma pessoa trans.

O travesti — NÃO! A travesti — SIM!

Travesti é uma identidade feminina latino-americana utilizada como ressignificação. Ou seja, as pessoas se identificam como travesti e querem buscar mudar a visão da sociedade com o termo, tirando o estigma de que travesti é prostituta, é um sub-ser. O foco aqui é no “identidade feminina”: os pronomes femininos devem ser usados a menos que a pessoa peça de outra forma.

O/A trans — NÃO! O homem trans/A mulher trans/A pessoa trans — SIM!

Trans é um adjetivo que especifica o nome, a pessoa. Utilizar o adjetivo como nome ajuda na desumanização de pessoas trans, apagando suas identidades e pessoalidades. Evite!

Homem/Mulher de verdade — NÃO! Homem/Mulher cisgênero! — SIM!

Pessoas cisgênero são pessoas que são do gênero designado ao nascer. Dizer que essas pessoas são mulheres e homens de verdade implica em dizer que pessoas trans não são homens e mulheres de verdade, o que além de mentira é extremamente violento. Todo homem e mulher, cis ou trans, é de verdade.

Fulano VIROU *qualquer coisa* — NÃO! Fulano se descobriu *qualquer coisa* — SIM!

Como ninguém escolhe algo, não podemos “virar” nada. Sempre fomos o que somos, mas como a sociedade é cisnormativa e heteronormativa somos ensinados que todos são cis e hétero e não vemos a possibilidade de não o sermos. Portanto, o termo correto é se descobriu.

Esses e muitos outros termos devem ser corrigidos nas nossas falas pra que possamos propagar boa informação por ai. Esse texto será atualizado a medida que novos termos forem indicados.

Considere me apoiar pelo apoia-se e com isso, além de me encorajar, me ajudar a sobreviver na faculdade.

Foto por Mercedes Mehling on Unsplash

kodagabriel

Escritos sobre a vida, sobre desesperos ambulantes, sobre tudo que há de bom e o que há de ruim também. De vez em quando solto o verbo pra falar sobre minorias.

Koda Gabriel

Written by

23 anos, bissexual e não binário. Estudante de computação com os dois pés no mundo da escrita, leitura, fantasia e sentimentos.

kodagabriel

Escritos sobre a vida, sobre desesperos ambulantes, sobre tudo que há de bom e o que há de ruim também. De vez em quando solto o verbo pra falar sobre minorias.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store