Vamos falar sobre coletor menstrual?

Koda Gabriel
kodagabriel
Published in
10 min readDec 18, 2017

--

mãos segurando um coletor menstrual

Essa discussão é relevante para todas as pessoas que menstruam!

Oi pessoas! Vamos falar sobre coletor menstrual e vaginas?

. Posso perder o coletor lá dentro?

A vagina não é a bolsa da hermione, ela tem um fim, e é o colo do útero! Portanto, não há como o coletor “se perder” lá dentro ou “sumir”. O que pode acontecer é o colo do seu útero ser alto e difícil de alcançar, mas o coletor sempre vai estar ali e vai ser retirável. Se você estiver calmin, tranquilo(a/e), vai conseguir retirar de boas mesmo com o colo alto. Dá pra fazer força, puxar com o dedo, relaxar, etc ele sai. Ficar nervoso faz seu corpo travar e pode dificultar, mas saí.

. Como ele fica lá dentro? Como funciona?

Ele fica assim (imagem abaixo) dentro de você. O colo do útero tá ali e o coletor está abaixo ou envolvendo ele (próximas imagens)

coletor menstrual corretamente colocado abaixo do colo do útero

Aqui temos: a forma de cima é incorreta e as de baixo corretas. Eu nunca nem vi ninguém dizer que colocou da forma incorreta como dito ai não, mas talvez alguém com colo bem baixinho consiga. Mesmo assim você não vai perder só vai vazar tudo mesmo.

três imagens mostrando formas corretas e incorrentas de se posicionar o coletor menstrual

. Mas fede???

Menstruação NÃO TEM CHEIRO! O cheiro que você sente no OB/absorvente é do contato do sangue com o ar. Como o coletor fica lá dentro o tempo todo, não fede como a gente acha que fede.

. Mas qual tamanho/modelo eu compro?

Existem vários tamanhos e tipos de coletores e o ideal é você se tocar e conhecer o seu corpo minimamente bem antes de comprar!!! Sentir a altura do colo do útero durante e fora do período menstrual, observar fluxo (apesar de que o fluxo no absorvente engana demais)

. E como eu descubro a altura do colo do útero?

medidas indicando a altura do colo do útero

Em uma posição confortável, de preferencia em pé, insira o dedo médio ou indicador no canal vaginal até sentir o colo do útero. Faça isso durante o período menstrual e fora do período menstrual porque o colo do útero muda de posição.

. Quais caracteristicas alem da altura do colo do utero devo observar ao comprar?

— intensidade do fluxo
— vida sexual ativa ou nao
— se já teve filhos ou não
— se pratica muitos exercicios ou não
Algumas marcas tem 500 modelos, outras poucos. Fiquem atentos!

. E de quanto em quanto tempo preciso esvaziar?

Você pode ficar até 12 horas com o coletor. Ai você pensa “porra mas não consigo ficar nem 4 horas com o absorvente!”. O absorvente espalha o fluxo de forma que ele enche bem mais rápido. Claro, existem os fluxos mais intensos, mas no geral só parece intenso.

. Pra higienizar o coletor como faz?

Você compra um sabonete GLICERINADO sem cheiro. O que mais vejo usarem é um da granado de bebê e você higieniza sempre após esvaziar. Esvazia, lava com água e com esse sabão neutro. Seca. Coloca (Tem gente que precisa molhar pra colocar)

. Beleza mas e antes de começar a usar/depois que acabar o fluxo, precisa de algo especial?

Ai nesse momento você vai FERVER o coletor. Em uma panela ESMALTADA ou no microondas em recipiente adequado (algo de vidro)

exemplo de caneca esmaltada que pode ser usada para ferver o coletor

Uma panela esmaltada é assim ó. Ela é lisinha e literalmente “pintada”. Esse esmalte é pra não soltar tóchicos da panela pro coletor. O esmalte não pode estar danificado. Você vai cobrir o coletor com água e deixar fervendo 5 minutos. ATENÇÃO!! Não pode esquecer ele no fogo ou ele derrete! Coloque alarmes e lembretes para ajudar nessas horas.

A outra forma é usando um recipiente de vidro que possa ir ao microondas. Você vai botar o coletor e cobrir com água de novo. 5 minutos no microondas. ATENÇÃO!! Você tem que ter cuidado quanto ao tempo e intensidade do seu microondas. O ideal é deixar o suficiente pra água ferver e mais um pouco. Cada microondas é diferente. Faça testes de tempo e etc. IMPORTANTE não ferver a água sem nada junto no microondas e depois colocar o coletor dentro!! A água ao entrar em contato com o coletor vai “estourar”, liberando vapor. Você vai tomar respingo de água fervendo no rosto. CUIDADO!

Depois que terminar de ferver, espere um minuto ou dois e pegue com cuidado com a ajuda de um pano e jogue a água fora. Passe na água fria e espere esfriar completamente para guardar.

. Mas como eu guardo ele?

Você tem que guardar ele em algo arejado! A maioria vem com um saquinho de guardar, mas você pode por em uma vasilha ou algo assim desde que tenha furinhos e ventile! O ideal é um saquinho de algodão

. beleza já to fazendo isso tudo mas meu coletor ele é transparente/clarinho e a menstruação manchou ele todo que nada tira E AGORA??

Calma meu pai que tem solução! É normal o coletor manchar após o uso e não significa que ele ta sujo. “aaaaaaaaaaa mas me incomoda!!!” Pegue água oxigenada 10 volumes líquida e mergulhe o coletor por 24 horas. Se não tiver de 10 volumes líquida, pode ser 20 volumes cremosa, mas você terá que misturar em uma proporção metade água oxigenada e metade água. Ele vai ficar como novo!

. Deixei o coletor cair na privada, e agora? Jogo fora e compro outro?

Não!!!! Você retira ele imediatamente da privada, lava com bastante água corrente e o sabão neutro, deixe na água oxigenada por 24 horas e depois ferva.

. E como eu coloco ele na vagina??

É agora meus caros que você vira um mestre do origami dos coletores. Existem incontáveis formas de formas de dobrar ele antes de inserir e cada vagina recebe melhor uma dobra. Como você descobre? Testando!

Eu dei muita sorte e a dobrinha em c, a mais simples, funcionou perfeitamente pra mim. Mas existem várias outras que também são simples e você consegue testar direitinho todas e ver qual não vaza, qual entra mais fácil e qual pega o vácuo direitinho.
VÁCUO?
É isso aí. Vácuo. O coletor vai literalmente fechar a saída, formando um vácuo e você vai tentar puxar ele e ele não vai vir com facilidade.

Depois que de colocado ele vai ficar lindamente lá. Você nem vai sentir ele e esquecer que tá menstruado(a/e) a não ser pelas cólicas.

. como eu sei se ele pegou vácuo direitinho?

Segura pelo cabinho e gira. Se ele se rodar sem dificuldades ta certo. Também vale passar o dedo em volta dele para conferir se as bordas não estão dobradas.

. e na hora de tirar??

Pegue pelo cabinho e puxe devagar. Passe o dedo pela lateral e aperte pra tirar o vácuo e retirar o coletor.

. beleza to colocando tirando de boas mas o cabinho ta ficando pra fora e ta me irritando muito! o que eu faço?

Corta!! Recomendo cortar devagar e ver até quando ele não atrapalha ou dificulta na hora de tirar o coletor. Se ficar tranquilo de tirar, corta tudo fora e xô desconforto.

. eu tentei tentei mas continua vazando. e agora?

Não desiste! A maioria das vezes é simplesmente questão de prática e conhecer melhor seu corpo. tenta no próximo ciclo, sem stress, sem nervosismo e cobrança. Você consegue!

. posso compartilhar o coletor com minha irmã meu irmão minha prima minha mãe?

Não pode. O coletor é de uso individual. É seu é algo que tá dentro do seu corpo e pode passar doenças. O empréstimo não é recomendado nem depois de ferver, nem depois de água oxigenada.

. nossa, mas é 80 conto caro pra caralho no aliexpress é 5 reais. Vou comprar um chinês, pode?

Não pode!! Os coletores importados por aliexpress e similares não tem procedência do silicone garantida, e muitos contém metais pesados e outras coisas que podem atrapalhar muito sua saúde!

. ok, comprei. quando preciso trocar?

o ideal é olhar direitinho em relação a marca mas em geral os coletores de silicone padrão duram dez anos! É uma puta economia de grana com absorvente. Além disso, o planeta agradece.

. se não pode comprar no aliexpress, onde eu compro?

alguns sites NACIONAIS de venda
https://www.violetacup.com.br/
https://loja.fleurity.com.br/
http://www.inciclo.com.br/

A fleurity constantemente faz promoção vendendo 2 a 80 reais. Vale muita a pena pra dividir com um/a amigo/a. A maioria dos sites também oferece a opção de estornar o dinheiro em até 90 dias caso você não se adapte ao coletor.

. ouvi dizer que o sangue menstrual faz bem pras plantinhas. é real?

É real! Você pode usar o sangue pra regar plantinhas e faz super bem pra elas. Elas vão agradecer muito.

. então eu posso nadar com ele?

Você pode tudo! Ele vai estar dentro de você, como um OB, portanto você pode nadar, correr, pular e ele não vai sair nem vazar (se colocado da forma correta).

. mas eu preciso retirar ele pra urinar/defecar?

NÃO. Você urina por outro orifício, então ele não atrapalha ao urinar. Também não precisa retirar pra defecar, mas dependendo da força que você fizer ele pode sair do lugar, então fique atento! Observe como o seu corpo se comporta e se você precisará recolocar o coletor após defecar.

. eu tenho alergia a absorvente, o coletor é pra mim?

O coletor é feito de silicone cirúrgico hipoalergênico e antibacteriano, ou seja seus dias de dor e sofrimento acabaram!

. “dá pra transar com o coletor??”

Penetração vaginal, não. Penetração anal, oral e outras coisinhas estão liberadas porque não vai ter nada de sanguinho pra fora e o coletor estará dentro. O que pode acontecer no máximo é parte da lubrificação não descer por causa do coletor.

Existem coletores menstruais descartáveis que são menores e feitos de forma diferente, de forma que dá pra transar com penetração vaginal com eles!

(não sei detalhes, nunca usei. mas vale checar!!)

coletor menstrual descartável

. eu estudo/trabalho e a pia fica separada do vaso. como faço pra higienizar o coletor?

Você pega uma garrafa de 500ml ou 1l de água, enche e leva contigo la pra dentro do banheiro. Tira o sangue, descarta e lava ali mesmo. Parece engenhoso, mas logo você pega o jeito.

. eu to com candidiase eu posso usar o coletor?

Poder até pode, mas se puder evitar, evite. Ele pode gerar feridas no colocar/retirar porque as mucosas vão estar bem sensíveis.

. coloquei o coletor e na hora que fui tirar ele tá bem mais alto do que coloquei. devo me preocupar?

Respira, relaxa, se preciso senta de cocoras e faz levemente uma força (como se fosse defecar ou PARIR). Ele vai descer e você vai conseguir tirar. esse deslocamento é normal.

. a cor faz diferença?

Puramente estética. Quanto mais clarinho, mais rápido vai manchar mas, como disse, a mancha não significa sujeita e é possível deixar ele como novo deixando na água oxigenada.

. mesmo com o coletor, meu fluxo é muito intenso. o que faço?

Você pode procurar alguma marca que possui tamanhos para fluxo intenso e testar a adaptação ou simplesmente esvaziar com mais frequência.

. vou voar de avião, posso usar o coletor?

Pode! Não há contra indicações.

. mas eu sou virgem. posso usar?

Pode! Como o OB, ele pode ou não romper seu hímem (assim como a própria penetração pode ou não romper seu hímem), mas esse rompimento não significa nada e nem atrapalha em nada. A adaptação é a mesma e tranquila.

. tá muito difícil de colocar. posso passar lubrificante?

Primeiro, observe seu corpo. Relaxe e tenha calma. Se necessário, utilize água ou lubrificantes a base de água.

. eu uso DIU. Posso usar o coletor?

Sim. Somente se atente para não puxar os fios do DIU junto e o posicione sempre numa altura ideal de forma que não fique muito pra cima. Sempre retire o vácuo antes de remover o coletor.

. posso usar anel vaginal e coletor?

Sim, mas o anel vaginal pode sair do lugar.

. quando eu deito o sangue que está no coletor volta pro útero?

Não. A musculatura do útero ta sempre contraindo e o sangue não volta. Ele fica ali no seu canal vaginal e assim que você levanta ele volta pra dentro do coletor.

. eu tenho muito corrimento posso usar o coletor no dia a dia?

Em primeira instancia, não. Confira mais sobre o seu caso particular junto ao ginecologista, mas em primeira instancia e antes disso não use.

. mas eu sou APERTADINHO(A/E) o coletor vai me arrombar?

NÃO! Os músculos do canal vaginal são elásticos e são feitos para permitirem até a passagem de uma criança. O coletor certamente não prejudica essa elasticidade.

. coloquei o coletor e tá doendo. nunca tive cólicas e agora tenho. o que faço?

Cuidado. Observe primeiramente se o desconforto está sendo causado pelo cabinho. Se for, corte-o o quanto for necessário. Se não, considere comprar um coletor menor/outro modelo.

--

--

Koda Gabriel
kodagabriel

25 anos, bissexual e não binário. escrevo romances, ficção especulativa e putarias em geral https://kodagabriel.com.br