É preciso que assumamos nossa angústia diante da profusão de transformações que estamos vivenciando

Cynthia Hansen
KOMONO | POR UMA VIDA MAIS CONSCIENTE
4 min readOct 17, 2020

--

‘[…] estamos vivendo [um momento] de profusões, transformações, confusões, incertezas, inseguranças, esperanças e desesperanças. Não é suficiente dizer que o mundo se transforma cada vez mais rápido: é preciso assumir a nossa angústia, ainda que ela conviva com uma dose de entusiasmo’ (CORE SKILLS, 2020).

Esta frase está no primeiro capítulo da introdução do livro Core skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação, editado pelo Instituto Teya e escrito por quatro pessoas admiráveis em sua ação de pensar e repensar o mundo a partir da aprendizagem. Entre elas, o Alex Bretas, ao qual sou muito grata por me conduzir lindamente pelo universo da aprendizagem auto dirigida (você ainda vai ouvir falar muito sobre isso por aqui!).

Minha leitura ainda está no início, mas tudo que estou encontrando ressoa tanto em relação à proposta da Komono que decidi compartilhar aqui algumas pérolas especialmente selecionadas para mostrar um pouco da mentalidade que une nosso projeto a esta obra.

Claro, recomendo a leitura do livro na íntegra, pois refletir sobre estas habilidades essenciais é, também, refletir sobre nós mesmos e as atitudes e posturas necessárias para diminuirmos nossa angústia em meio a tantas transformações.

A liberdade de se expressar e a responsabilidade crescente pelo futuro [proporcionadas pela transformação digital], quando combinadas, podem ser sentidas como um fardo. […] Talvez essa liberdade seja um pouco mais ilusória do que pensamos. Mas, ainda assim, ela existe, e precisamos fazer algo de bom com ela. Para que isso aconteça, algumas estruturas comportamentais, cognitivas e emocionais são necessárias. Tais estruturas demandam algo fundamental: autoconhecimento. (CORE SKILLS, 2020)

Como anda o seu nível de autoconhecimento?

Procure responder as seguintes perguntas:

  • Como me sinto quando me vejo frente a obstáculos aos meus objetivos?
  • Como estão a minha disposição e humor para realizar as atividades do dia-a-dia?
  • Consigo me conectar bem com as necessidades e sentimentos dos outros?
  • Tenho uma noção clara do meu papel e do papel dos demais nos ambientes em que convivo?

Se você não ficou satisfeito com uma ou algumas das suas respostas a estas perguntas, isso pode ser sinal de que você está precisando prestar um pouco mais de atenção em si mesmo!

Aqui na Komono, uma das nossas áreas de interesse é o desenvolvimento de estruturas comportamentais, cognitivas e emocionais que nos auxiliem a repensarmos a nós mesmos, nossas relações e o mundo, construindo um caminho saudável para uma vida mais plena e significativa. Acreditamos muito no poder de transformação humana e, por isso, queremos ajudar as pessoas na busca de autoconhecimento, o qual entendemos ser fundamental para gerar transformações de dentro para fora.

Os relacionamentos, o trabalho, a percepção de si e do mundo: tudo pode ser recriado. O protagonismo carrega a crença fundamental de que o indivíduo simplesmente pode (CORE SKILLS, 2020).

Infelizmente, muitas vezes somos nós mesmos os sabotadores desse processo tão libertador. Porque não basta simplesmente compreendermos o contexto, é preciso que estejamos dispostos a desapegar de certas crenças e valores que bloqueiam nosso desenvolvimento e esse tipo de movimento é muito difícil porque é contra intuitivo, afinal, nossas crenças e valores são muito importantes para nós (caso contrário, não iríamos cultivá-las, não é mesmo?).

Desenvolver a capacidade de refletir sobre a nossa performance individualmente e com o outro, como bem se observa no livro Core Skills, provavelmente é uma das partes mais difíceis do processo de preparação para o aprendizado ao longo da vida (o famoso lifelong learning). Isso porque esse tipo de reflexão demanda que reconheçamos nossas falhas e ‘talvez ainda sentindo a dor disso, melhorar’.

‘[…] cada um de nós terá de encontrar estratégias fluidas e ágeis para responder aos desafios do mundo líquido’ (CORE SKILLS, 2020).

Resolver problemas de todas as ordens parece ser a tônica da vida na atualidade. Para isso, é preciso que sejamos capazes de gerenciar, antes de mais nada, a nós mesmos. Nesta busca, muitas vezes nos sentimos angustiados, tentando entender nosso lugar nesse mundo em transição e sem nenhuma segurança em relação aos caminhos que estamos escolhendo trilhar.

Aqui na Komono, a proposta é aprender a aprender sobre o que pode nos ajudar nesta jornada, construindo uma rede de apoio que, além proporcionar novas experiências e conexões, crie um espaço seguro para experimentar novas ideias, práticas e soluções para nossos dilemas.

Nossos conteúdos e atividades são desenvolvidos pensando em promover a ampliação da visão de mundo e de si e da relação com o outro — sempre com uma postura de acolhimento e muita preocupação com a manutenção da saúde mental — gerando confiança para a tomada de decisões, a partir de aprendizados que sejam aplicáveis aos contextos de vida de cada pessoa.

Se você gostou da proposta e ficou com vontade de se conectar conosco, entre no nosso canal no Telegram. Lá, além de podermos trocar ideias sobre estas e outras questões, você tem acesso conteúdos e convites para eventos e atividades em primeira mão: https://t.me/komonocc.

--

--

Cynthia Hansen
KOMONO | POR UMA VIDA MAIS CONSCIENTE

Publicitária, professora, apaixonada por aprendizagem, eterna aprendiz, co-idealizadora do Heimo Learning Lab e ligada em 220V! about.me/cynthia.hansen