Qual rede social é importante para o seu negócio?

Bianca Caetano Camata
Komunikativa
Published in
4 min readFeb 4, 2020

--

Provavelmente, você já deve estar careca de saber sobre o quão importante é manter um canal de comunicação ativo com o seu cliente - já até falamos anteriormente quais são as melhores plataformas para produzir conteúdo. Contudo, no que diz respeito a redes sociais, você sabe qual delas é a ideal para o seu negócio?

Saiba que estar presente em todas as mídias possíveis não é a melhor solução para os seus problemas. Mais do que alcance, o primeiro passo do Plano de Ação bem-sucedido é o pensamento tático e a compreensão do canal adequado para divulgar o seu produto, ou serviço. Hoje, vamos ajudá-lo a entender as características de cada rede social para que examine e escolha aquela (ou aquelas) que vão impulsionar o seu negócio.

O perfil de cada rede social

Existem diversas pesquisas que provam o quanto os brasileiros adoram uma rede social. Um desses estudos, chamado Digital In 2019, realizado pelo site We Are Social, mostra o Brasil como o segundo país que passa mais tempo navegando nessas plataformas — perdendo apenas para as Filipinas. A lista de redes sociais existentes é ampla, contudo, quando o assunto é gerar oportunidades de vendas, existem quatro delas que merecem uma atenção especial:

  • LinkedIn

Focada exclusivamente em troca de experiências e conteúdo referente a assuntos profissionais, o LinkedIn é o local ideal para usuários que procuram ou divulgam material técnico em sua área de atuação, com o objetivo de conquistar oportunidades de negócio e vagas de trabalho.

Dica! Se gerencia uma empresa prestadora de serviços em geral, consultoria ou treinamentos, essa é a plataforma ideal para contar um pouco sobre seu trabalho, o valor que possui, além de compartilhar também os cases de sucesso. Uma dica importante: se seu negócio vende produtos, não use a sua página no LinkedIn como loja online. Acredite, esse não é o local adequado para esse tipo de abordagem.

  • Youtube

Para quem ainda não se convenceu que o vídeo é o queridinho dos usuários, aqui vai uma informação: O Youtube já é considerado a rede social mais acessada pelo brasileiro em 2019, uma vez que 95% dos usuários estão presentes na plataforma — segundo a We Are Social. Você ainda acha que ela não merece sua atenção?

Ao contrário do que muitos pensam, a rede social de vídeos é bastante democrática. Ela dá abertura para que qualquer negócio — seja ele de produto ou serviço — consiga produzir e publicar conteúdo regularmente.

Dica! Deseja criar um canal no Youtube? Então comece organizando os temas que vai trabalhar. Depois faça um roteiro e produza vídeos profissionais, objetivos e claros — não esqueça de garantir uma boa estrutura de imagem e som.

  • Instagram

Com uma estrutura prática voltada para navegação exclusiva no celular, o Instagram é a rede social focada no uso da imagem como conteúdo principal. Desde sua aquisição pelo Facebook em 2012, a plataforma já adicionou diversas funcionalidades em sua timeline, sendo o Instagram Stories a mais inovadora e utilizada pelos usuários. Além disso, hoje a indivíduo pode adicionar vídeos de até um minuto em seu perfil ou filmes maiores no IGTV.

Dica! Possui uma agência de turismo, loja de roupas, acessórios ou restaurante? O Instagram é a plataforma-foco para o seu negócio. Além de possuir o recurso Instagram Store, onde você pode vender o seu produto direto na página, a rede social possui uma gama de usuários bastante variada — o que garante melhores resultados para suas divulgações. Mas não esqueça: SEMPRE capriche na foto!

  • Facebook

O Facebook foi esquecido pelo brasileiro? A resposta é ‘não’. É verdade que, em 2019, ela perdeu seu posto de rede social mais utilizada pelos tupiniquins, contudo ela ainda ocupa o segundo lugar nessa lista — pode acreditar. Trata-se de uma plataforma muito versátil, capaz de receber conteúdo de qualquer tipo de negócio — seja ele uma loja de roupas ou uma empresa que presta serviços de TI.

Dica! É uma ótima plataforma para divulgar conteúdo técnico e, principalmente, se conectar com as pessoas, portanto, não dispense o Facebook do Plano de Marketing. Mantenha sua página sempre atualizada e com um conteúdo conciso e bem escrito sobre o serviço.

A Komunikativa nas Redes Sociais

Aqui na Komunikativa, para desenvolver um Plano de Ação adequado em nossas redes sociais, adotamos o mesmo processo de imersão que aplicamos em nossos clientes. Durante essa fase que envolve um estudo profundo do mercado, descobrimos que a plataforma que nos daria mais resultado era o LinkedIn. Isso não significa que outras mídias ficaram de lado. Muito pelo contrário! Disponibilizamos conteúdo complementar no Instagram e no Facebook — vale destacar que cada post que desenvolvemos respeita as características de cada rede social para a qual produzimos material.

Quer entender o potencial das redes sociais para o seu negócio? Deseja conhecer casos do mercado que deram certo? Entre em contato com a nossa equipe e agende agora um café.

--

--