A Segurança das Coisas

A Internet das Coisas é um recurso capaz de facilitar nossa vida diária, permitindo que façamos, de forma absolutamente eficiente, uma série de atividades que jamais imaginávamos. Mas, como não poderia deixar de ser, o lado bom da moeda traz também o seu revés: quanto mais coisas conectadas, maiores as oportunidades de ataques, roubos e interferências nas informações geradas. 
 
 Por isso, segurança, privacidade e controle de acesso vêm sendo questões constantemente discutidas no que se diz respeito à Internet das Coisas, tornando-se uma das maiores preocupações e, consequentemente, um dos maiores entraves na adoção de soluções de IoT pelas empresas. Uma alternativa são as plataformas, que permitem conexões diretas e seguras entre dispositivos, que já são uma realidade.

Nesse cenário, as plataformas de IoT permitem uma proteção mais rigorosa da cadeia de geração, armazenamento e transação de dados; incrementos importantes em sistemas de segurança off the shelf; controles de acesso, autenticação e autorização a usuários, aplicativos e dispositivos e, claro: um gerenciamento rápido, especializado e personalizável de cada um desses recursos para atender qualquer necessidade — um aspecto que, dentre muitos outros, confirma uma plataforma como melhor alternativa aos sistemas de IoT operados in house.

Apesar da Internet das Coisas apresentar múltiplos desafios de segurança, com o apoio de agentes, como o governo, indústrias de alta tecnologia e profissionais da área, esses desafios estão sendo vencidos. Uma das opções que também tem sido bastante discutidas, é a utilização de tecnologias de blockchain, para melhorar a segurança nas soluções de IoT.

A Plataforma Konker proporciona segurança para proteger serviços, dados e usuários. Quer saber como ela pode ajudar seu negócio? Fale com a gente!


Originally published at blog.konkerlabs.com on April 13, 2017.