As melhores startups precisam da internet para levantar capital?

Kria
Kria
Aug 6, 2014 · 2 min read

Passei os últimos seis meses captando investimento para meu novo negócio e não raras vezes escutei de investidores que não faltam recursos para boas startups, mas faltam sim bons projetos e empreendedores. Como fundador do Kria, um site de investimento coletivo para micro e pequenas empresas, o que eu escutava desses investidores era que as melhores startups não precisariam da internet para levantar capital (e portanto sites como o Kria só apresentariam negócios de baixa qualidade).

Mas se nos EUA, mercado com a maior quantidade de investidores-anjos e fundos de venture capital do mundo, a experiência tem demonstrado o contrário, por que aqui seria diferente? Se lá uma empresa como o Uber, que recentemente foi avaliada em R$39 bilhões, utilizou-se da internet para encontrar seus primeiros investidores, por que no Brasil muitos pensam que esse não é caminho apropriado para a elite das startups?

Ao meu ver os empreendedores e investidores confundem um importante aspecto: acham que captar online e off-line são atividades excludentes, quando na verdade são altamente complementares. Abaixo listo três vantagens para as empresas que decidem utilizar a internet para alavancar seu relacionamento com investidores:

Mais velocidade: disponibilizando seu pitch online, empreendedores podem gastar mais tempo focados no negócio, ao invés de realizarem deslocamentos e reuniões um-a-um com investidores. Além disso, um perfil online que evidencia os investidores que se comprometem com a rodada gera um importante senso de urgência naqueles que costumam ficar em cima do muro.

Ampliar rede de contatos: a maioria dos empreendedores sonha em ter um investidor famoso em sua rodada, mas esquece que existem milhares de outras pessoas altamente qualificadas para contribuir com o seu negócio. No caso do Kria, por exemplo, conseguimos apoio de executivos e consultores que têm trazido uma perspectiva muito importante à empresa. Isso sem falar em grandes nomes do Venture Capital que não tinham tempo para me receber, mas que decidiriam participar pela facilidade de investir com um clique do seu computador.

Maximizar oferta-demanda: o empreendedor dificilmente encontrará o equilíbrio de mercado, e portanto o melhor preço possível para seu negócio, se optar por conversar com investidores em múltiplas rodadas dispersas em um longo período de tempo. Se ao contrário, atingir um maior número de investidores ao mesmo tempo, obterá importante validação social do seu produto e senso de escassez que acelera o processo de captação.

Em suma, acredito que ao contrário do que muitos pensam, quanto menos um empreendedor precisa da internet para levantar recursos, mais a comunidade online pode jogar a seu favor. Afinal, quanto melhor for o empreendedor, melhores serão os termos que ele obterá para seu negócio, melhores serão os investidores, e mais rapidamente conseguirá fechar sua rodada.

Kria

Conteúdo sobre investimento anjo, startups e equity crowdfunding.

Kria

Written by

Kria

Invista e participe de startups que você acredita

Kria

Kria

Conteúdo sobre investimento anjo, startups e equity crowdfunding.