Bem-vindo, Michel Porcino!

Frederico Plass Rizzo
Kria
Published in
3 min readMay 30, 2019

O Kria tem um novo CEO. Quem está inserido no ecossistema empreendedor brasileiro, principalmente no de São Paulo, provavelmente já conhece o Michel Porcino. Ele fundou e liderou nos últimos 5 anos iniciativas como o São Paulo Tech Week, a Casa das Empreendedoras, a comunidade ZeroOnze e o SP Stars.

Em 2014, o Kria surgiu com a pretensão de democratizar um dos segmentos mais elitistas do mercado financeiro, valendo-se da premissa de que a força de uma comunidade suficientemente engajada e totalmente alinhada com os interesses da startup traria significativas vantagens competitivas aos empreendedores. Como pioneiros e outsiders, entretanto, gastamos a maior parte dos últimos cinco anos testando hipóteses, educando o mercado, lutando por regulação e criando uma infra-estrutura tecnológica mínima que nos permitisse escalar o venture capital de forma online e pulverizada.

Agora chegou a hora de alavancar nosso capital social. Este mês alcançamos a marca de R$40 milhões investidos por 3.000 pessoas em 70 companhias. Temos diversas empresas com mais de uma centena de investidores participando de incríveis jornadas empreendedoras, e já realizamos os primeiros casos de saídas (eventos de liquidez) em nosso portfólio. Não há portanto melhor momento para recebermos o Michel como novo sócio e CEO.

Muito antes de community manager ser uma profissão, e desde que ele se tornou investidor da segunda captação que fizemos pelo Kria, em novembro de 2014, o Michel é minha principal referência em comunidade empreendedora. Fazia quase dois anos que minhas conversas com ele deixaram de ser meramente exploratórias para se tornarem explicitamente vendedoras, buscando convencê-lo a se juntar ao Kria. Além de ter trabalhado como advogado de mercado de capitais, o Michel sempre foi uma das raras pessoas genuinamente interessadas pelo movimento do crowdfunding de investimento. Neste mercado nascente, repleto de fumaça e egos inflados, sua serenidade e dedicação altruísta ao ecossistema empreendedor sempre me causaram profunda admiração.

O crowdfunding de investimento no Brasil triplica de tamanho a cada ano, devendo ultrapassar R$100 milhões em 2019. Sob nova liderança, e com uma equipe ampliada, tenho convicção de que o Kria estará mais preparado do que nunca para apoiar ambiciosos empreendedores a se conectarem com este novo tipo de capital, mais distribuído e capaz de alavancar poderosos efeitos de rede.

Além disso, a partir da experiência e das conexões do Michel, o Kria irá focar em fazer co-investimentos com grandes empresas, fundos e aceleradoras, permitindo que novos investidores de todo Brasil tenham acesso a oportunidades únicas de investimento e possam se conectar com a comunidade que estamos construindo.

Tenho plena confiança na capacidade do Michel e de toda a equipe do Kria para conduzirem o negócio nessa nova etapa, enquanto deixo o dia-a-dia na empresa para me dedicar a construir um mercado de capitais para pequenas e médias empresas, com o Basement.

Michel, boa sorte e muito sucesso na condução do Kria a um novo patamar!

--

--