Como escalar a criatividade?

Priscila Mana
Kria
Published in
2 min readAug 31, 2020
Copyrigth Disney-Pixar.

Comecei minha jornada profissional, muito antes de empreender, na educação. Foi no chão das salas de aula da Educação Infantil que eu entendi a importância da palavra ~ criatividade ~ e como passamos a vida inteira matando-a dentro de nós mesmos.

Mais tarde, já estudando Comunicação, descobri o verdadeiro potencial da criatividade para várias indústrias. Na minha jornada, materializada em dois campos: na inovação e na contação de histórias.

Depois de ter trabalhado em diversos projetos de comunicação, em que a criatividade era fundamental, descobri sua face também em projetos de P&D. Nunca a minha criatividade foi tão solicitada. Tanto, que em 2017, depois de alguma experiência empreendedora já acumulada, co-fundei a Nextale, oriunda de um projeto de pesquisa e muitas ideias acumulas na mente do meu sócio.

Para mim inovação e criatividade caminharam juntas desde o primeiro momento. Mas o desafio posto é: como escalar criatividade?

Essa resposta pode não ser simples para a maior parte das pessoas. Há quem diga que criatividade nem é algo escalável. Mas para mim a solução é até bem simples: criatividade se escala com pessoas!

Tome como exemplo qualquer grande empresa de tecnologia. Antes de qualquer grande produto escalável ser lançado, antes mesmo da tecnologia ser materializada, uma empresa é feita pelas boas ideias das pessoas. Está na criatividade a chave para o desenvolvimento de qualquer produto.

E por que eu insisto que a criatividade é escalável? Simplesmente porque a criatividade não é um dom divino e sim um bom processo.

Criatividade é unir as ideias mais loucas, das pessoas mais livres e transformar em grandes ideias e processos replicáveis. Assim se escala criatividade!

É claro que softwares e tecnologias em geral nos ajudam a baratear o custo de soluções. Mas se engana quem acha que sem pessoas isso é possível. Trabalhando com tecnologia há mais de três anos eu já aprendi uma lição valorosa: a única escala possível vem da junção de mentes brilhantes e criativas, porque isso nos permite achar soluções inovadoras que melhorem processos. Chegar na ferramenta é só o fim. A verdadeira escala está em nunca deixar de ter boas ideias.

E você? Como tem escalado a criatividade no seu contexto de trabalho?

--

--