Sobre parar de parar

Ou o começo de um sonho antigo

Walmyr Carvalho
Kusudama
Published in
3 min readMar 11, 2019

--

Acho que faz uns 6 anos que eu quero escrever esse texto.

No fim do ano passado, após sair do meu último emprego, eu percebi que estava adiando um sonho antigo meu: ter a oportunidade de colocar a minha visão do que é trabalho em alguma coisa que eu fizesse, pelo menos uma vez na vida.

Venho trabalhando com Android e mobile em geral há quase 9 anos, e de lá para cá conquistei muita coisa: dei aula sobre o assunto, trabalhei com diversas tecnologias diferentes (alô, PhoneGap!), ajudei muitas empresas (incluindo um unicórnio) com seus produtos no Android, me tornei uma certa referência na comunidade de Android após me tornar Google Developer Expert de Android no Brasil e criar a maior comunidade brasileira de Android no mundo. Olhando de fora até parece uma carreira incrível e sem defeitos, mas tinha algo faltando.

Uma coisa sempre me incomodou nesse mercado: a pressa, a urgência de alguém que vira a urgência de todo mundo de um dia pro outro, o “depois a gente ajusta” ou o famoso “isso não é prioridade” (geralmente o “isso” é o usuário, no caso). E eu senti que era um comportamento sintomático, não só de empresas grandes, mas de certas pessoas dentro dessas organizações, que muitas vezes minavam qualquer empolgação existente de se encontrar propósito trabalhando em um produto digital para mobile.

Nosso velho amigo HIPPO, sempre presente. :)

Mas depois de tantos anos refletindo e alguns empurrõezinhos eu decidi que era a hora de construir o que eu sempre quis: uma empresa onde eu pudesse ter a oportunidade de construir, desenhar e desenvolver produtos para mobile com qualidade, tanto para sintetizar minhas próprias ideias quanto para ajudar o mercado nacional de empresas, startups e indivíduos que tanto sonham em construir seus próprios produtos.

E essa empresa é a Kusudama, um estúdio de design e desenvolvimento de produtos digitais para Android e iOS. 🎉

Um sonho realizado: usar Bebas Neue numa logo. ❤

Visão e valores

A minha visão para ela é simples e direta:

Construir produtos para mobile com a qualidade que os usuários merecem.

E para isso, eu criei valores básicos para o meu trabalho, valores esses muitas vezes esquecidos por muitas empresas que deixam a pressa e a ansiedade destruirem suas estratégias.

Os valores da Kusudama são:

Respeito: para o time, clientes e usuários;
Empatia: ouvir e entender o que importa;
Sentido: ter contexto e propósitos necessários;
Foco: encontrar um bom balanço mental entre vida e trabalho;
Impacto: gerar um impacto final positivo na vida das pessoas;

Talvez esses valores mudem, talvez não, mas quis definir certas premissas para não me sabotar ou criar artifícios para tal, como já aconteceu muitas vezes no passado, por motivos que não vem ao caso mas que não quero repetir.

Eu vejo um futuro ótimo e objetivo para a Kusudama: causar um impacto positivo na vida das pessoas, construir experiências que respeitem o tempo delas e mudar o mundo, um app por vez. ❤️

Deu curiosidade? Vamos conversar, vai ser um prazer ouvir a sua ideia! ✨

Aliás, o que é Kusudama? São origamis modulares japoneses que antigamente eram usados para armazenar incensos e flores, e que hoje são usados como presentes ou enfeites. Fui origamista por muitos anos e vi que a analogia com mobile fazia sentido: são bonitos e complexos, tais como aplicações mobile (de um jeito peculiar, vai!). 😊

--

--

Walmyr Carvalho
Kusudama

trying my best ✨ • android @polaroid 📸 • road cyclist 🚴🏽 • beginner climber 🧗‍♀️ • community @androiddevbr @googledevexpert @googleforstartups 💬