Lúcia Vânia visita Credeq

Parlamentar realizou visita técnica na unidade

Parlamentar esteve na unidade nesta segunda-feira (19) / Foto: Assessoria

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) realizou visita técnica nesta segunda-feira (19) na primeira unidade do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), inaugurada em junho de 2016, em Aparecida de Goiânia, e gerida pela organização social (OS) Associação Comunidade Luz da Vida, que há duas décadas tem trabalha com o tratamento da dependência química.

A experiência do Credeq é pioneira no estado. “O governo fez um investimento há dez anos, antecipando um movimento feito no cenário nacional na discussão com comunidades terapêuticas”, explicou o diretor técnico e médico psiquiatra Tiago Oliveira.

Também acompanharam a senadora na visita o diretor geral da unidade, Cleison Rodrigues, e o diretor administrativo e financeiro, Francisco de Assis.

Lúcia Vânia levantou informações relacionadas ao processo de internação consentida, que dura cerca de 90 dias para reabilitação; ao custeio, estimado em R$ 560 pela diária de cada paciente; e à infraestrutura, que articula internação de adultos e atendimento laboratorial para todas as faixas etárias.

O Credeq desenvolve parcerias com outros órgãos, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável por cursos de olericultura, além de atividades culturais e esportivas. “O educador físico trabalha não só o condicionamento físico, mas identifica na atividade física um fator relevante na saúde física, mental e emocional”, disse o diretor técnico.

Ao final da visita, Lúcia Vânia classificou como “excelente” o trabalho da instituição, que terá duas novas unidades a serem inauguradas, uma em Quirinópolis e outra em Goianésia, que estão com, respectivamente, 85% e 93% das obras concluídas, segundo dados do governo estadual.

Todos os atendimentos são feitos com recursos destinados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à esfera estadual e a unidade recebe pacientes de outros estados.

Alternativa

Desde os episódios de fuga e tentativa de fuga, em janeiro, de adolescentes em conflito com a lei, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), a parlamentar avalia uma alternativa para garantir o propósito destas unidades, isto é, evitar a reincidência dos menores.

“É importante que haja espaços mais adequados e adaptados ao processo de recuperação dos adolescentes, principalmente dos que ainda não estejam realmente vinculados ao crime. Os prédios dos Credeqs oferecem essa estrutura e um deles poderia ser usado para receber esses jovens, proporcionando acesso a atividades esportivas e culturais. Dentro do próprio Credeq também poderia funcionar um Colégio Militar, garantindo por meio da educação que esses adolescentes saiam do mundo do crime”, estuda Lúcia Vânia.

Like what you read? Give Senadora Lúcia Vânia a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.