Senadora Lúcia Vânia atua em defesa de Goiás na Norte-Sul

Parlamentar está em defesa dos interesses de Goiás e da demanda produtiva do estado na ferrovia

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) está comprometida com os interesses de Goiás na Ferrovia Norte-Sul. Nesta semana, a senadora participou de mais uma audiência pública na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. Autora da emenda que garante o direito de passagem em ferrovias, a parlamentar está atuando em defesa do setor produtivo goiano e da economia do estado.

Na audiência, a senadora Lúcia Vânia falou sobre a expectativa do povo goiano em ver a Ferrovia Norte-Sul em pleno funcionamento para que o transporte de cargas do estado seja eficaz e que a produção goiana se torne mais competitiva. “Estamos discutindo o assunto com o objetivo de chegarmos a um denominador comum para que a ferrovia seja, de fato, a espinha dorsal do país. Agradeço à ANTT pela transparência e disposição de explicar cada detalhe. Tenho certeza que a agência vai entender a inquietação do setor produtivo do nosso estado para que possamos superar todos os gargalos”, disse a senadora goiana.

A baixa demanda de grãos apresentada pelo estudo da ANTT, a discussão a respeito da tarifa do direito de passagem, o estrangulamento de um trecho da malha do estado de São Paulo e as regras do direito de passagem são algumas das questões que preocupam o setor produtivo goiano. Um pleito desse grupo é a fixação normativa de 30% da capacidade em toneladas para o direito de passagem.

A audiência foi realizada para colher sugestões e contribuições para o edital de subconcessão do trecho Entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP). O trecho corta o estado de Goiás que, em 2016, exportou 9 milhões de toneladas de grãos. Para que os trens cheguem a um porto do país, será necessário o uso de trilhos de outras concessionárias, seja para chegar ao porto de Itaqui (MA) ou Santos (SP). Nesse ponto entra a questão do direito de passagem, uma vez que será necessário passar por trilhos de outras empresas para completar a operação.

A senadora está acompanhando a questão com afinco. Na semana passada, a parlamentar se reuniu com o diretor da área de concessões do Ministério dos Transportes, Luiz Felipe. Antes da audiência pública desta semana, a senadora já havia se reunido com o superintendente de infraestrutura de serviços ferroviários de cargas, Alexandre Porto, encarregado dos estudos da ferrovia, e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Federação Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Na oportunidade, os representantes apresentaram suas demandas e preocupações na questão do direito de passagem.

Essa foi a última audiência realizada pela ANTT para receber contribuições do processo de subconsessão. Foram realizadas audiências em Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Palmas (TO) e São Paulo (SP). A ferrovia vai a leilão em 2018.

Lucia Vania

Canal de informação

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade