Início do Fim

Jorge Flávio Costa
L.E.I. & A.
Published in
2 min readOct 9, 2015

--

Imagem: desktopwallpapers4

Algo estava estranho, perturbadoramente incomum. Aquelas medições do SOHO não podiam estar corretas. Era impossível que o Sol estivesse se afastando de nós. Afinal, era consenso na comunidade científica que, antes de colapsar, nossa estrela-mãe se expandiria até alcançar o seu limite de gigante vermelha, quando então se retrairia, terminando seus dias como uma fria anã branca.

Entretanto, ainda assim, os dados não mentem. O Sol estava emitindo radiação eletromagnética incompatível com esse comportamento, já detectado e catalogado algumas centenas de anos atrás. Nos últimos dias, os principais observatórios do planeta estavam recebendo sinais que denunciavam não uma expansão, mas sim uma contração dele.

A radiação de fundo, ao invés do azul, estava tendendo para o vermelho. Isso só permitia chegar a duas conclusões: ou o Sol estava se contraindo, acelerando em milhões de anos seu processo de esfriamento, ou ele estaria se afastando da Terra. Destas, apesar de sua aparente impossibilidade, a segunda parecia mais plausível.

Nenhuma outra estrela analisada, com porte semelhante, teve sua expansão interrompida antes de alcançar milhares de vezes seu tamanho original. Até o momento, o Sol havia aumentado sua proporção em pouco mais de dez por cento, logo, centenas de vezes menos do que o necessário para começar a se retrair.

Os pesquisadores estavam bastante apreensivos com o que já se sabia, contudo, nada parecia apontar uma possível causa para esse fenômeno. Decidiram então reunir, em regime de urgência, cientistas e astrônomos renomados numa conferência secreta, cujo objetivo seria analisar os dados coletados até então.

O sigilo era, infelizmente, necessário. Temiam pela repercussão pública desse fato e em como essa informação seria recebida pela humanidade, cujo conhecimento científico há muito havia deixado de ser prioridade. A Idade das Trevas tinha novamente se instalado no inconsciente coletivo, e a ideia de um Sol se esvaindo, seja de uma forma ou de outra, certamente culminaria no caos generalizado.

--

--

Jorge Flávio Costa
L.E.I. & A.

Computeiro, apaixonado por séries e romances policiais, tentando compilar de forma inteligível o caos de ideias que habitam sua mente.