Livros vs Netflix: uma briga pela sua atenção

Laís Vargas
Blog — Laís Vargas
3 min readJan 21, 2016

Analisando 2015, percebi que uma das coisas que mais falei (e ouvi) foi:

“Gosto muito de ler, mas quero assistir muitas séries no Netflix, não tenho tempo para fazer os dois”.

Ou ainda:

“Tanto blog, vídeo no Youtube, facebook e fotos no Instagram que, quando me dou conta, se passaram horas e não fiz nada por causa do celular”.

Onde ficam os livros nessa história?

Livros me inspiram e me proporcionam duas das melhores sensações do mundo:

  1. O cheiro de livro novo ao comecar a ler; e
  2. A alegria inenarrável ao termina-lo!

Mas por que está tão difícil parar para ler?

Segue minha humilde lista com as “top 4” razões:

  1. Netflix
  2. Conteúdo da internet
  3. Wi-fi em todos os lugares
  4. 3G/4G

É tão mais FÁCIL ligar o Netflix e assistir “How to get away with murder” ou “Once upon a time” deitada de frente para a TV… Ou ficar olhando a vida das outras pessoas na internet enquanto a sua passa sem você nem perceber, não é verdade?

De qualquer forma, 2016 começou agora e não tem época melhor para se animar e mudar seus hábitos.

Qualidade é mais importante que quantidade.

Eu acredito, de verdade, que a leitura vai mudar o mundo e ainda vou criar um projeto que incentive a leitura. Independente disso, esse assunto tem um ponto muito importante: a QUALIDADE da leitura.

Nem vou comentar a minha opinião sobre livros como “Cinquenta tons de cinza”, mas será existe uma leitura ruim? Entre não ler nada e ler sobre a vida amorosa do Christian Grey, é melhor ler, certo?

Se esse for o livro que irá contribuir para a inclusão do novo leitor no mundo da leitura e foi apenas o pontapé inicial, perfeito! O mais “difícil” para a maioria das pessoas é iniciar, é tornar a leitura algo prazeroso e não uma obrigação.

Pra mim, qualidade é (muito) mais importante que quantidade. E não importa o tipo de leitura — ficção, quadrinhos, revistas etc. — está valendo tudo!

(desde que você não acabe “Cinquenta tons de cinza” e comece “Crepúsculo”…)

Como ler mais (mesmo com o Netflix)?

Desde o ano passado, acompanho alguns canais sobre livros no Youtube (o meu preferido é o canal do Victor Almeida, o Geek Freak). Em um dos vídeos, o “booktuber” Vitor Martins deu três dicas bem legais para ler mais e são essas dicas que vou compartilhar aqui:

1. Sempre carregar um livro com você

Se você está na fila do banco ou está no metrô indo para o trabalho, por que não abrir um livro? Ver a timeline do facebook é menos interessante que uma boa leitura, entretanto é mais fácil e muito mais cômodo. Para isso, é importante estar sempre com o livro que você está lendo na mochila e, quando tiver um tempinho entre o almoço e a próxima reunião, leia mais 5 páginas ;)

2. Reservar horários específicos para a leitura

Tenho uma lista enormes de livros que quero ler e que não para de crescer nunca! Mesmo assim, é mais fácil sairmos da inércia ligando a TV do que começarmos a ler um livro. Por isso, é importante determinar horários específicos para a leitura (horário de almoço, caminho para o trabalho, antes de dormir etc.). O melhor horário pra mim é no ônibus, indo e voltando do trabalho.

Descubra o melhor horário pra você ler agora mesmo!

3. Ter coragem de abandonar livros

Como já disse, a vida é curta para a quantidade de livros que temos à disposição. Com certeza não lerei todos que tenho vontade e ainda tenho que pensar nos livros que tenho vontade de RELER, o que aumenta o meu desespero em 300%. Por isso, essa é a dica mais importante: se você não se apegou ao protagonista, se o tipo de leitura não te agradou ou se você simplesmente não está no momento de ler determinado tipo de livro, abandone agora! Essa atitude vai fazer com que você leia mais, pois estará lendo algo que realmente importa.

Vamos mudar alguns hábitos em 2016?

--

--