O meu talento não é melhor ou pior que o seu.

Laís Vargas
Blog — Laís Vargas
3 min readJan 14, 2016

Na última terça-feira, durante minha aula particular de inglês, meu professor e eu falamos sobre “skills”, “achievements” e “goals” pessoais. Após algumas discussões, falamos sobre três personagens bem distintos:

1. Um triatleta que estava se preparando para o Ironman (para quem não sabe, esse é o maior evento de Triathlon do mundo, onde os atletas precisam percorrer 3,8km nadando + 180,2km pedalando + 42,2km correndo. Só isso, simples assim);

2. Uma estudante coreana que toca piano e violoncelo desde seis anos de idade e que pratica várias horas todos os dias; e

3. A Miss Venezuela, Carolina Carrizo, que venceu a competição com apenas 19 anos e não se cansa de falar que, para ser miss, é preciso muita dedicação e trabalho duro.

Após analisar rapidamente as “skills” de cada um, o professor perguntou o que é mais difícil ser/fazer e, prontamente, sem pensar muito, respondi o triatleta. Em seguida, ele questionou e insistiu que eu explicasse a minha resposta e foi então que, em inglês, comecei falando que o triatleta precisa de esforço físico e mental grandes. São inúmeras competições (acontecem cerca de 30 edições do Ironman por ano em todo o mundo), alimentação balanceada, treinamentos específicos, equipamentos profissionais, uma equipe técnica gigante por trás, entre outras questões. E então, ele disse: “Mas a estudante coreana também não sofre de um desgaste físico e mental enorme para conseguir ganhar suas competições e obter excelentes resultados?”.

Foi aí que parei para analisar a situação como um todo.

Cada um de nós tem um talento específico (se você acha que não tem um, é porque ainda não o encontrou). Como eu pratiquei esportes durante toda a infância e adolescência e fui “pseudo-atleta”, sei o quanto é preciso dedicação e treino praticamente todos os dias da semana para melhorar os resultados. Então, logo de cara, me identifiquei com o triatleta.

Não sou uma pessoa muito musical. É claro que gosto de música, tenho meus ídolos e uma conta no Spotify, mas o fato é que nunca achei que tivesse talento para a música. Com isso, não faço ideia do quanto uma pessoa precisa treinar e se esforçar para ter sucesso com a música. A mesma análise vale para a Miss. Apesar de achar a faixa de Miss super legal, nunca pensei em malhar, me cuidar mais e comer menos para ser a mulher mais bonita do mundo, então não sei quais são os esforços necessários para isso.

Finalmente, concluí que cada indivíduo, independente de sua profissão e habilidades pessoais, tem suas dificuldades, obstáculos e metas a serem alcançadas. De acordo com o talento de cada um, determinada tarefa será mais simples ou não, mas não há como diferenciar e/ou comparar os esforços. Cada um precisa criar metas individuais, de acordo com o seu talento e objetivos, para alcançar os resultados desejados.

Você já encontrou o seu talento? Se sim, comece hoje mesmo.

--

--