Onde encontramos a Paz em tempos de pandemia?

Angela Schmidt
La durabilité
Published in
3 min readOct 1, 2020

Responder a esta pergunta não é simples agora, no momento atual, da mesma forma que nunca foi simples em nenhum momento da caminhada da humanidade. Muitas são as causas para este dilema surgir, e muitas são as buscas individuais e coletivas para as respostas.

Falando de atualidade, não podemos deixar de olhar para a pandemia que atravessamos, e para os enormes efeitos desta situação em todas as esferas de vida do planeta, do indivíduo ao coletivo, do pontual ao sistêmico, do interno ao social.

Para quem busca a paz de forma comprometida, toda e qualquer estratégia pode ser avaliada e aproveitada no que faz sentido a cada um. Um dos coaminhos possíveis passa por algumas provocações para que nosso pensar e sentir esteja atento ao analisarmos a realidade que nos cerca:

1. O que você considera com Paz, para você, para a sociedade e de forma planetária?

2.Quem tem direito a Paz? Alguém ou alguma forma de vida não tem este direito, ou tem direito a um acesso parcial? Por que?

3. Onde você encontra a Paz na sua vida de forma individual, e onde a encontra no mundo?

4. Onde a paz não está presente em sua vida e no mundo? O que falta para que ela se torne realidade?

5. O que você pode fazer para criar ou fortalecer uma vida pacífica para você, e para todos os outros seres vivos (não só humanos…)?

A realidade planetária está profundamente afetada no momento presente, toda a vida na Terra experimenta de alguma forma os impactos do COVID-19. Este é um fato que nos une de forma inegável e planetária. Mas, cada espécie vive os impactos dentro de seu universo de existência, e é ai que percebemos a potencial grandeza de nosso papel na superação desta crise e na regeneração da uma vida sustentável e pacífica.

Encontrarmos a Paz em tempos de Pandemia é então, uma responsabilidade que temos com espécie parte do ciclo da Vida. Ao dizer isto entendemos que temos de abraçar o processo de forma ampla e sistêmica. A busca pela Paz passa pelo nosso mundo interno e extrapola para todo que nos rodeia. Cada dimensão desta busca possui suas provações, ferramentas, estratégias e resultados. Temos um mosaico de dimensões que se sobrepõe e transpassam com o eu (mundo interior, processos de autocuidado, autoconhecimento); o outro (coletivo, sociedade, outras formas de vida); o ambiente (nosso espaço material).

Ligando todas estas dimensões, temos os processos por onde flui a vida e sua constante transformação. Encontrar a Paz passa por percebermos toda esta teia de relações e identificarmos brechas em nossa vida por onde podemos iluminar o SER-SENTIR-FAZER com as cores da Paz. Se houver regeneração e crescimento da Vida, é um sinal que estamos no caminho certo, e que o farol escolhido é realmente um refúgio nestes tempos nebulosos do presente.

--

--

Angela Schmidt
La durabilité

Mediadora e facilitadora da sustentabilidade em todas as dimensões, materializando-a em ações no cotidiano de pessoas, grupos e empresas.