Cerri Filmes
La Scena
Published in
4 min readMay 25, 2015

--

Um pequeno glossário do
universo audiovisual (Parte 2/4)

O mundo da produção audiovisual tem seus próprios ritos, próprias normas e linguagem. O jargão aqui é extenso e pode soar bem esquisito para os não iniciados nesse universo de chicotes, panorâmicas, gruas, cromaquis e booms. Entendeu?

Se não entendeu, aqui vai uma forcinha para que você não pague mico: a segunda parte do pequeno glossário do universo audiovisual que preparamos.

Ah, caso você achar que faltou algum termo, fale conosco nas caixas de notas (esse balãozinho que aparece quando você passa o cursor do lado direito do texto).

Ação!

Antes do recurso digitais, editar era assim

Edição — Processo posterior à filmagem e que consiste no agrupamento ordenado das melhores tomadas para obtenção de um produto final único e coeso. Também conhecido como montagem. É realizado numa ilha, muito similar à de Lost, onde estrañax ko15as ac0n…

Figurinista — É o responsável pela moda que personagens e figurantes irão vestir em cena.

Final Cut — Software desenvolvido pela Apple para edição de vídeos. É também o nome de um dos álbuns do Pink Floyd, mas isso não quer dizer nada.

Tem finalizador que é ninja

Finalizador — Profissional que irá realizar as tarefas necessárias para a conclusão de um vídeo, como edição, mixagem, sonorização, efeitos especiais, entre outros.

GoPro — Câmera de alta definição e baixo custo, muito utilizada por surfistas, skatistas e motoboys.

Grua — Espécie de guindaste utilizado para realização de movimentos verticais com a câmera.

HD — O famoso agadê. A famosa agadê. Quando famoso, é o dispositivo utilizado para fazer o backup das tomadas realizadas digitalmente. Quando famosa, é a abreviatura para high definition, isto é, alta definição.

Ilha — Local de trabalho de um editor, ilha é o nome que se dá à reunião de todos os equipamentos necessários — computadores, softwares, cinzeiros — para a edição de um filme.

Job — Job é trabalho. Job é tarefa. Job é uma palavra que importaram para dizer de uma outra forma que você precisa fazer alguma coisa.

Kinescopia — Antigamente, se passavam filmes feitos em película para o formato digital. Era a chamada telecinagem. Kinescopia é o oposto disso. Do digital para o analógico.

Veja também: Um pequeno glossário do universo audiovisual (Parte 1)

Gostou? Faça login no Medium e recomende o texto! ;)

Cerri FilmesLinkedInFacebookGoogle +

--

--

Cerri Filmes
La Scena

Há mais de 20 anos, a Cerri transforma ideias e histórias em filmes. www.cerrifilmes.com.br