Coluna Papo Reto

A utilização dos memes nas redes sociais das marcas

LABF5
LabF5
Published in
4 min readSep 5, 2019

--

Quem aí nunca se divertiu com algo que um amigo possa ter compartilhado em uma mídia social? Você pode até não saber o que é um meme, mas sem dúvidas já compartilhou um.

Por Elânny Vlaxio, especial para o LabF5

(Reprodução/Internet)

Com o advento das mídias sociais a sociedade foi cada vez mais necessitando de uma comunicação não apenas simples, como também criativa. E a internet como uma forte replicadora e criadora de informação, possibilitou o surgimento dessa nova relação, denominada memes.

Esse contexto midiático gerou um “estalo” no cotidiano de grande parte do público da internet, onde se torna cada vez mais comum a participação dessa linguagem dentro e fora do mundo online. A forma que se utiliza um meme pode vir a representar uma opinião, definir o senso de humor e o viés ideológico do indivíduo. Onde o compartilhamento e a curtida tomam um maior espaço de importância, com lados como o “esquerda e direita”.

Mas afinal, o que é um meme? O termo surgiu pela primeira, em 1979 no livro “O Gene Egoísta” de Richards Dawkins, que define meme como uma unidade de transmissão cultural, ou uma unidade de imitação. Atualmente, um meme faz parte daquilo que é replicado na internet como, vídeos, gifs e imagens que expressem um conceito humorado e possuem um grande número de compartilhamento.

Cena da série Brooklyn nine-nine. (Reprodução/Internet)

Esse tipo de linguagem faz bastante sucesso devido ao jeito simples que envolve desde adolescentes até adultos, com conteúdos audiovisuais rápidos.

Meme “Nazaré Confusa” (Reprodução/Internet)

A internet possibilita não apenas uma movimentação mais rápida, como também a modificação dos memes, resultando no ciclo de compartilhamento e transformação dessa linguagem. O motivo do sucesso dos mesmos é exatamente devido a essas reapropriações, criando uma interatividade entre indivíduos onde a geração de lucro pode vir em certas situações, como por exemplo, a busca por um engajamento maior do público em marcas.

Diante desse contexto, onde o engajamento é quem coordena, podemos perceber que a forma como uma empresa se comunica com seu público vem evoluindo, a modificação da rotina social implica no dia-a-dia dos seres humanos de uma maneira que as pessoas buscam por uma interação simples, com a utilização de dialetos ou termos da internet, que deixem a comunicação mais humorada.

Desde 2017, muitas empresas do ramo streaming (serviços que possibilitam a transmissão de conteúdo pela internet) têm se tornado conhecidas por propagandas criativas e interativas. Tal como, a plataforma Netflix que utiliza de conteúdos virais da internet para divulgar produtos e dessa forma ter um maior engajamento. Como exemplo o trailer da 3ª temporada da série “Orange Is the New Black” com a participação de Inês Brasil, que ficou conhecida pelo seu vídeo de inscrição no reality show Big Brother Brasil, em 2013.

Outro exemplo que podemos citar é a empresa de fast-food Burger King, que utilizou a figura da cantora, dançarina e empresária, Gretchen como meme.

Meme da cantora Gretchen na página do Burger King Brasil. (Reprodução/Facebook)

Quando os memes são utilizados por marcas podem vir a perder um pouco do significado de humor e se tornarem uma maneira de promover serviços, ou seja, um anúncio.

Essas empresas adquirem bastante popularidade na internet com postagens nas mídias sociais, devido a forma bem-humorada das publicações. Quando um meme viraliza esses serviços aproveitam para promover seus produtos e conceitos com base nessa oportunidade. E dessa maneira, apostando no marketing digital onde as pessoas estão cada mais vez mais inseridas, criando um relacionamento com o público e desenvolvendo uma identidade para marca que em sua maioria geram um resultado positivo para os dois lados, público e empresa.

Fala da cantora Tati Quebra Barraco durante show que viralizou. (Reprodução/Internet)

--

--

LABF5
LabF5

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com